domingo, 17 de maio de 2020

Ceará - Prematuro que já passou por 5 internações se recupera da Covid-19.


O pequeno Bernardo, de 1 ano e 4 meses de vida, faz jus ao significado de seu nome: “forte como um urso”. É o que garante a mãe do menino, a dona de casa Luana Furtado, 32. Após quatro reinternações por questões cardiorespiratórias, o pequeno, que nasceu prematuro de 27 semanas, precisou superar mais um desafio: o diagnóstico positivo para a Covid-19. No dia 30 de abril, ele foi internado, mais uma vez, na Clínica Pediátrica do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, onde passou 13 dias, 5 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mas no dia 12 de maio, Bernardo recuperou-se e teve alta hospitalar.

“Isso nunca passou pela minha cabeça. Os sintomas que ele tava apresentando eram semelhantes aos problemas que já tem por ser prematuro”, conta Luana. “Levei a um médico, em Ipu, e ele disse que a respiração estava boa. É uma característica de quem está com a Covid, a ausculta pulmonar não altera muito", afirma a mãe de Bernardo.

Mesmo com sintomas leves - cansaço e moleza no corpo, Bernardo foi encaminhado ao HRN e fez o teste para saber se estava com a Covid-19, suspeita que se confirmou. “Fez o teste e no dia seguinte ficou internado. Já começaram o tratamento com antibióticos”, lembra a mãe. “Quando recebi a notícia tomei um susto, mas também agradeci porque os sintomas eram leves e ele reagiu muito bem e rápido. O Bernardo é muito forte”.

Por conta do histórico de problemas respiratórios ocasionados pela prematuridade, Bernardo chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital cearense, onde permaneceu durante cinco dias. Para a mãe, que nas outras quatro internações esteve fisicamente ao lado do filho, não poder fazer o mesmo por conta do risco de contágio foi difícil. “Desde que ele nasceu, eu nunca fiquei distante. Eu vivo de quarentena por dele. O cuidado tem que ser redobrado”, conta.

Cuidado que fez com que Luana, seu esposo, o enteado e Bernardo mudassem do Rio de Janeiro ao Ceará, no último dia 20 de abril, para morar próximo à família, na cidade de Hidrolândia: “Estamos construindo nossa casa em cima da dos meus pais. A gente tá concluindo a obra”, explica Luana.

É lá onde, em breve, toda a família irá se reunir. Bernardo teve melhora no quadro clínico e recebeu alta médica, na terça-feira (12). Deixando o corredor da unidade sob aplausos, a mãe segurou a plaquinha com a seguinte frase: “Sou prematuro extremo e venci a Covid-19″.

Agora, já em casa, a família segue tomando todos os cuidados, mantendo o distanciamento social, utilizando máscaras e higienizando com frequência as mãos. Felizmente, nenhum outro familiar apresentou sintomas da doença, afirma Luana.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para ler a matéria original, clique aqui