sexta-feira, 29 de maio de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - As Coroações de Brejo Santo nas Paróquias do Sagrado Coração de Jesus e São Francisco

As Coroações de Brejo Santo nas Paróquias do Sagrado Coração de Jesus e São Francisco


O Poderoso fez em mim maravilhas,
e Santo é seu nome!
A minh’alma engrandece o Senhor,
exulta meu espírito em  Deus, meu Salvador!
Porque olhou para a humildade de sua serva,
doravante as gerações hão de chamar-me de bendita!

Nossa História cotidiana retrata sobre a coroação de Nossa Senhora. Sabemos que este ano será atípico em relação aos anos anteriores, por conta do momento em que passa a humanidade, e seguindo as recomendações da saúde, da Igreja,  será bem reservada, de acordo com os planos de Deus.  Nossa Igreja Católica, a qual tem devoção a mãe de Jesus, no dia 31 de maio celebra a sua coroação como Rainha e Mãe do Céu. 
Na história de Brejo Santo, as Paróquias nunca ficaram sem realizar este momento de fé e devoção do povo. Dona Marinuesa (in memoriam) em seu histórico descreve que não se sabe quando começaram as coroações em Brejo Santo, não se tem uma data, sabe-se que Padre Pedro Inácio Ribeiro, introduziu com fervor na década de 30, com seus colaboradores e suas colaboradoras da Irmandade das Filhas de Maria (associadas moças) e as Mães Cristãs (casadas). Relata a participação de jovens da cidade como coroantes de Nossa Senhora: “Muitas foram as crianças e jovens que tiveram o privilégio de coroar a nossa Mãe do céu aqui na terra, na nossa paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Entre elas, por exemplo: Noemia Araújo (in memoriam), Maria Simplício, Filomena Alves, Sandra Rocha e Rosângela Santana (minha filha);e tantas outras...”
Depois que Padre Pedro faleceu o Monsenhor Dermival de Anchieta Gondim deu continuidade na Paróquia, anos depois passou a contar com a colaboração das escolas públicas e particulares. Após a conclusão da construção da Igreja de São Francisco, foi introduzida no ano de 1973 a Coração por intermédio de Dona Terezinha de Zé Pecuária (in memoriam) e de Dona Inês Carlota (in memoriam), pessoas que merecem nossa gratidão e homenagem, foram devotas e amantes da Igreja e de Nossa Senhora. 
E assim prossegue a história das coroações, a partir do ano de 1999 o Monsenhor Dermival passa a contar com a colaboração e coordenação da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Brejo Santo, e prossegue até os dias atuais. Nos anos coordenados pela Secretaria, estiveram à frente dos trabalhos com toda equipe as Sras. Primeiras Damas do município, ou então secretárias, assumindo com muito zelo e devoção e vale destacar: Dra. Elaine Bringel na Administração do então Prefeito Dr. Wider Landim, a Sra. Marlia Salviano e Ângela Leite na administração do então Prefeito Arônio Salviano, Dra. Shesla Pinheiro, bem como Gislaine Landim e Carmem Martins na Administração do então Prefeito Guilherme Landim, Leily Moura na Administração de Dra, Teresa Landim.
As coroações da Igreja do São Francisco contou com a Colaboração de Escolas, Secretaria de Educação sob a coordenação de Francisco Mirancleide Basílio Cavalcante (quando Secretário de Educação) e Equipe, Ana Jaqueline Braga e Equipe, Secretaria de Cultura aos cuidados de Francisco Mirancleide Basílio Cavalcante e David Junior e Leandro Gomes.


Segue assim a relação dos temas das coroações e os anos subsequentes nas duas Paróquias:

TEMAS DAS COROAÇÕES DE 1999 A 2020

PAROQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

1999 – NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 

2000 – APARIÇOES DE NOSSA SENHORA
•    Nossa Senhora de Fatima
•    Nossa Senhora de Guadalupe
•    Nossa Senhora das Graças


2001 – NOSSA SENHORA RAINHA DO CÉU E DA TERRA

2002 – NOSSA SENHORA DA LUZ

2003 – NOSSA SENHORA LIVRAI-NOS DO MAL


2004 – ROSÁRIO, FONTE DE ILUMINAÇÃO


2005 – OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO


2006 – NOSSA SENHORA PRESENTE NO JUBILEU DO MONSENHOR DERMIVAL


2007 – FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA VONTADE


2008 – O ANGELUS


2009 – NOSSA SENHORA DO CARMO 


2010 – ANO SACERDOTAL – HOMENAGEM AO PADRE PEDRO


2011 – NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS, ROGA POR NÓS!


2012 – O BELO TABERNACULO DA IGREJA – Ó SENHORA DO SANTISSIMO SACRAMENTO 


2013 – Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADOS, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!


2014 – NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS INTERCEDEI POR NÓS!


2015 – Ó GLORIOSA RAINHA DOS ANJOS


2016 – TODAS AS NOSSA SENHORAS SÃO AS MESMAS MÃE DE DEUS!


2017 – NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 100 ANOS DE GRAÇAS E BENÇÃOS!


2018 – MARIA, MULHER EUCARISTICA!


2019 – SUBLIME CANTO DE MARIA!


2020 – AS VIRTUDES TEOLOGAIS DE MARIA!

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO
2004 – NOSSA SENHORA CENÁCULO DE AMOR! – ESCOLA JOÃO TELES (Diretora Rita Vasconcelos e Professores)



2008 – MARIA E O ESPIRITO SANTO – LICEU JOSÉ TELES DE CARVALHO (Diretora Aparecida Rodrigues e Professores)


2009 – NOSSA SENHORA DE GUADALUPE – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


2010 – NOSSA SENHORA E SANTA TEREZINHA D’AVILA PADROEIRA DO PROFESSOR – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


2011 – NOSSA  SENHORA E SÃO FRANCISCO


2012 – NOSSA SENHORA DO SORRISO – SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 


2013 – MÃE,  RAINHA E VENCEDORA TRES VEZES ADMIRAVEL – SECRETARIA  DE CULTURA


2014 – VIRGEM SANTISSIMA DAS CANDEIAS, ILUMINAI-NOS, NAS ESTRADAS DA VIDA!


2015 – SANTA ANA – SECRETARIA DA CULTURA  (LEANDRO) 


2016 – MARIA, MÃE DA MISERICORDIA, ROGAI POR NÓS! SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL.

    Os temas receberam a colaboração de Vanusa, Leandro Gomes, as ornamentações foram realizadas por Leonardo Erick, Osmar Lourenço, Cleriston entre outros. E assim são muitos os colaboradores ao decorrer dos anos,  cada um merece destaque. É um evento que depende de uma rede de pessoas, que se doam dia e noite na realização da coroação. Ainda nos bastidores os que mais contribuíram na montagem dos palcos e da iluminação: Ricardo (Já Morreu), Dedé Cabral, Xéreu, Edilson, e toda Equipe da Oficina Municipal.

Prosseguindo com o histórico vale ressaltar que este ano de 2020 a Coroação da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, terá como tema:  AS VIRTUDES TEOLOGIAS DE MARIA! A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus no momento conta com o Pároco Padre Fernandes José dos Santos Junior, o qual conduzirá a Cerimônia da Coroação da Santíssima Virgem, e nos convida a um dia de oração, e todo a programação será transmitida pelas redes sociais. O tema traz como referência a Pandemia, ou seja, este momento difícil, mas que como fiéis possamos nos revestir da Fé em Deus de que tudo vai passar, da Esperança de que habita em nossos corações, da caridade que é o sinal de empatia para com os nossos irmãos e o nosso próximo que acometeram a doença ou perderam seus entes queridos. 

Na Igreja Matriz do São Francisco Padre Arnaldo Pereira do Nascimento irá conduzir a Cerimônia da Coroação de Nossa Senhora com o tema Nossa Senhora da Saúde. Salve Saúde dos Enfermos, os anjos de hoje coroam Maria, os anjos de hoje são os médicos e os enfermeiros que estão linha de frente dessa pandemia.
Vamos nos unir as duas Igrejas como se estivéssemos presentes, seguindo as redes sociais, arrumando nossas casas com os altares dignos de uma Igreja Doméstica em honra a Mãe de Jesus e nossa!