sexta-feira, 1 de maio de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - São José Operário


São José Operário

Nossa história cotidiana traz uma personalidade conhecido por todos nós, ele é mencionado nos evangelhos como o Pai Adotivo de Jesus, homem casto e Justo. Protetor das famílias, e dos operários, dos trabalhadores, homem fiel, esposo e pai dedicado. Hoje nesta data civil marcada por momentos difíceis, façamos nossa homenagem a São José Operário em nossas famílias pedindo sua intercessão nesse momento em que muitos pais de famílias passam por dificuldades de trabalho. São José recebe nossas homenagens por duas datas, em Março como o esposo da Virgem Maria e pai de Jesus e hoje como trabalhador.

São José tem uma biografia bem simples, por ser humilde e devotado a Deus. Ele é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José. 
São José como esposo e pai dedicou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria, vivia do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade e exemplo. Sabemos que desde a gravidez de Maria, aceitou os desígnios de Deus, foi fiel as orações e tradições por que era um judeu religioso e praticante. Acompanhou Maria no parto, sem ter moradia, consagrou o Menino Jesus no templo, depois fugiu para o Egito afim de proteger sua família das garras de Herodes. José levava regularmente sua família as peregrinações de Jerusalém, como por exemplo na Páscoa. Essa passagem mostra a responsabilidade e os cuidados de José com Jesus, momento em que Jesus fica no templo a conversar com os Doutores da Lei, e a passagem bíblica diz que eles ficaram aflitos, tiveram que retornar à procura de Jesus, e esta é uma das últimas vezes em que José é mencionado nos Evangelhos. Mas tudo indica que José faleceu antes de Jesus começar sua vida pública.

Como pai São José se preocupou com a formação de Jesus, e teve influência na sua personalidade do ponto de visto humano, sabemos que Jesus é o filho de Deus feito homem. Mas Deus é tão perfeito que enviou seu filho ao meio de uma família, onde os pais teriam que ser fieis e santos como foi São José e Nossa Senhora. Ao acompanhar o comportamento de Jesus descritos pelos evangelistas, vemos que ele foi um menino e um homem que teve um pai presente, amoroso, piedoso e influente. Alguns escritos apócrifos traz a figura de Jesus como carpinteiro, ou seja, realiza alguns trabalhos. José foi assim um pai que ensinou o caminho da justiça, da verdade, do amor e do conhecimento da Palavra de Deus.
Hoje, dia do trabalhador a Igreja Católica celebra o dia de São José Operário, para proclamar o real valor do trabalho, bendizer a todos a luta dos trabalhadores, para que assim possa obter mais dignidade e valor diante dos desafios impostos por uma sociedade capitalista. A festa de São José operário foi instituída pelo Papa Pio XII no ano de 1955 como a Festa de São José Operário, protetor dos trabalhadores. Cristo, quis ser trabalhador manual, passando grande parte de sua vida na oficina de seu pai, o santo das mãos calejadas, o carpinteiro de Nazaré.
O Papa Francisco assim descreve: A palavra "trabalho" é usada na Bíblia para descrever a atividade criadora de Deus: “Deus considerou acabada toda obra que tinha feito” (Gn 2,2). Deus entregou esta atividade ao homem: o trabalho é a vocação do homem”.

Peçamos a intercessão de José neste momento de pandemia, que proteja os trabalhadores afim de manter o sustento, a dignidade e a unidade das famílias. Amém