sábado, 2 de maio de 2020

É falsa a notícia de circulação de novo vírus com sintomas da Covid-19


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) esclarece que é falsa a notícia da circulação de um novo vírus com as características da Covid-19, como destaca Sarah Mendes, assessora técnica da Vigilância Epidemiológica da Sesa. Ela ressalta ainda que outras gripes seguem circulando, mas todas já conhecidas e com protocolo de tratamento definido.




“Não há evidências de circulação viral de nenhum novo patógeno ao não ser o que já conhecemos, o novo coronavírus, que causa a Covid-19. Os outros vírus, já nossos conhecidos que podem causar doenças respiratórias, são: a influenza A, influenza B, rinovírus e outros. Uma virose tem sua duração de, em média sete dias, e os sintomas tendem a desaparecer após esse período”, afirma Sarah Mendes.

A Sesa pede ainda que os cearenses sigam vigilantes e atentos às orientações das autoridades sanitárias. A disseminação da Covid-19 é uma preocupação global. Até o momento não temos tratamento ou vacina para a doença, mas é importante não entrar em pânico e ter cuidado com notícias falsas. Busque sempre informações em órgãos internacionais e nacionais confiáveis, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.


É importante que a população siga os cuidados de lavar as mãos frequentemente, evitar aglomerações e muito contato pessoal, proteger boca e nariz ao espirrar e tossir, evitar tocar nos olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos pessoais e buscar ajuda médica apenas se necessário, em casos de falta de ar.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará