quarta-feira, 27 de maio de 2020

Entidades evangélicas progressistas pedem saída de Bolsonaro.

Um grupo de 34 entidades evangélicas divulgou um manifesto pedindo que o Tribunal Superior Eleitoral julgue a ação de cassação chapa Bolsonaro/Mourão por divulgação de notícias falsas durante as eleições de 2018. No mesmo documento, as entidades criticam o modo como o presidente tem conduzido a resposta do governo federal à pandemia de covid-19.



Entre as entidades que assinam o manifesto, estão núcleos evangélicos ligados a partidos políticos e associações cristãs de vertente progressista. O título do documento é a citação bíblica de Provérbios 28:16: “O governante sem discernimento aumenta as opressões”.

Leia a íntegra da manifesto

Um Clamor de Fé pelo Brasil
Nós, de diversas Igrejas, organizações e movimentos de evangélicas e evangélicos pela democracia,

Convidamos você a assinar conosco esse manifesto que será enviado para os Ministros do TSE pedindo que:

- O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assuma seu papel constitucional e proceda o imediato julgamento das Ações de Investigação Judicial no (TSE) e que pedem a cassação da chapa de Jair Bolsonaro e de Antônio Mourão em razão da disseminação de mentiras durante a campanha eleitoral; prática que tem se mantido durante o governo, sendo agora alimentada por dinheiro público, como tem sido demonstrado e noticiado. A preservação de vidas e da democracia exigem ação imediata. Não há motivos que justifiquem ainda mais a prorrogação desse julgamento. Para que a justiça seja feita, sob a égide do Estado de Direito e para o bem-estar social e da democracia.
Também manifestamos publicamente:

- Nosso luto e profunda solidariedade para com as famílias dos mais de 16 mil mortos que o Brasil identificou até recentemente em meio a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). É momento de “chorar com os que choram” (Rm 12:14-15)

- Nosso compromisso cotidiano em ações solidárias de apoio ao atendimento de necessidades específicas de pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade nesse contexto de grave crise. “A fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta” (Tg 2:17).

- Nossa gratidão e solidariedade para com os profissionais de saúde que têm experimentado grande desgaste físico e emocional por estarem trabalhando no enfrentamento direto dessa situação. Nossa oração é para que Deus os guarde e que eles “mantenham a esperança”.

- Nosso reconhecimento e apoio a Universidades e Centros de Pesquisa, bem como seus pesquisadores e cientistas que têm se dedicado na busca das melhores respostas e análises para juntos superarmos esta realidade. O momento exige que as tomadas de decisão sejam fundamentadas “no conhecimento que vem do bom senso” (Pv 1:4).

- Nosso repúdio e indignação à forma antiética com que o presidente da República tem se comportado nesta grave situação do País, sem assumir a conduta exigida para uma pessoa que ocupa a liderança institucional executiva da nação. Ele tem dado provas de que não está à altura do cargo de Presidente da República. A gestão inadequada durante a pandemia atenta contra a vida humana ao invés de “praticar a justiça e compaixão pelos pobres” (Dn 4:27).

Diante disto, consideramos ser fundamental:

- Que as respostas dos governos sejam mais eficientes em relação ao devido atendimento às necessidades das pessoas. É essencial que prefeituras e governos estaduais atuem para garantir o cumprimento do isolamento social recomendado, e que o governo federal opere de forma coordenada e adequada na execução de seus compromissos e responsabilidades.

- Que igrejas e comunidades religiosas, compreendendo a gravidade e urgência do tempo presente, não promovam cultos públicos presenciais e considerem seriamente o uso de suas estruturas e pessoal para o desenvolvimento de ações que contribuam para o apoio a população e para o enfrentamento da pandemia. O momento exige responsabilidade e coragem a fim de preservar vidas.

- Que sigamos as recomendações e orientações de instituições de saúde e científicas. Reconhecemos a ciência como dom de Deus para cuidar da vida humana e toda a sua criação. A fé e a ciência são aliadas, caminham juntas e exaltam o poder divino.

- Que o poder público - executivo, legislativo e judiciário – atue de forma coordenada para promover uma economia justa e voltada para o benefício das pessoas, a partir dos mais empobrecidos. Não há nenhuma razoabilidade em se opor a crise na saúde à crise econômica. É falsa tal divisão. O momento é de grave crise na saúde pública e todos os esforços devem convergir para maior preservação possível de vidas. Não se pode minimizar uma situação de pandemia em favor de lucros. O foco precisa ser solidariedade e proteção social em prol da preservação da vida humana.

Convidamos irmãs e irmãos a se juntar nesse clamor de fé e ação pelo Brasil.

Uma iniciativa das seguintes organizações, igrejas, grupos e coletivos:

Aliança de Batistas do Brasil - Associação Projeto Videiras - AMSK Brasil - Coletivo Abrigo - Coletivo Cristãos Pela Justiça - Comunidade Cristã da Lapa - Comunidade Cristã na Zona Leste - Coletivo Memória e Utopia - Congrega - Comunidade Presbiteriana Videiras - Cristãos Contra o Fascismo - Direitos Humanos nos Passos de Jesus - Evangélicas pela Igualdade de Gênero - Evangélicos Trabalhistas - Evangélicos pela Justiça - Evangélicxs pela Diversidade - Fé e Afeto Cristão - Fórum Evangelho e Justiça - Frente Evangélica pela Legalização do Aborto - Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito – Grupo Fé & Política: Reflexões - Igreja Batista de Direitos Humanos - Igreja Batista Nazareth - Informativo Kerygma - Instituto Guarani de Responsabilidade Socioambiental – Igrejas Libertárias! - Miquéias Brasil - Missão Aliança - Movimento Evangélico Progressista - Movimento Negro Evangélico do Brasil - Nossa Igreja Brasileira - Núcleo de Evangélicas e Evangélicos do PT - Núcleo Evangélico 23 - Paz e Esperança Brasil - Primavera Ecumênica - PSOL/PR - Plataforma Intersecções - Rede Fale – Redenção Baixada - Vozes Maria


*Da redação do Farias Júnior com dados do Congressoemfoco. Para ler a matéria original, clique aqui