quarta-feira, 20 de maio de 2020

Fortaleza segue em lockdown até 31 de maio e Estado fará novas recomendações ao Interior


O governador Camilo Santana (PT) e o prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciam a prorrogação das regras de isolamento social até 31 de maio. As medidas estão em vigor neste período de quarentena para combater a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Até o fim do mês, não haverá flexibilização das regras de circulação. O governador disse esperar que a flexibilização possa ocorrer a partir de junho, de forma cuidadosa e gradual. Isso dependerá do comportamento dos números.

O prefeito Roberto Cláudio disse ainda que a intenção é fortalecer a fiscalização da obediência aos decretos.

No decreto municipal, o isolamento social rígido - o chamado lockdown - irá se manter na Capital. 

No novo decreto estadual, o governador Camilo Santana (PT) mantém o isolamento social em todo o Ceará e também fará recomendações para os municípios onde estão crescendo o número das ocorrências de coronavírus.

As regras são estabelecidas em dois decretos, um do governador Camilo Santana (PT) e outro do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Os textos têm mesmo teor e há coincidência por razões de garantia jurídica.

Desde 08 de maio, entraram em vigor regras mais rígidas de isolamento social em Fortaleza, o chamado lockdown. As medidas estabelecem série de restrições à circulação na Capital, o epicentro da pandemia no Estado.

O prefeito e o governador apresentam dados que, conforme defendem, mostram a efetividade que as medidas têm obtido na Capital. Roberto Cláudio faz apelo à população para que respeite as medidas para que possam funcionar. O prefeito diz entender os impactos negativos na vida cotidiana da cidade e do Estado, mas que a defesa da vida se sobrepõe.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo. Para ler a matéria original, clique aqui