terça-feira, 12 de maio de 2020

Interior do Ceará - Casos de Covid-19 confirmados quase dobram, em uma semana.

Entre segunda-feira passada (04), e ontem (11), foi observado um aumento de 97,5%. O número saltou de 2.868 para 5.664 nesse intervalo. A porcentagem de confirmações laboratoriais registradas fora da Capital saiu de 26% para 33% com relação ao número total no Estado no período. Os dados são de última atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), às 17h21min. A disseminação da doença pelos municípios preocupa devido a estrutura de internação hospitalar fora da Capital.

Conforme Sayonara Cidade, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), hoje, 12, deve ser publicada portaria com habilitação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que beneficiará, em sua maioria, municípios do Interior. Do total de 180 solicitado junto ao Ministério da Saúde (MS), 170 são localizados no Interior. Ela detalha que as regiões fora da Capital dispunham de 97 leitos de terapia intensiva. Com o acréscimo de 60 unidades da primeira habilitação concedida, o Estado soma 157 UTIs. Com o acréscimo, a quantidade de UTIs no Interior deve chegar a 320. Ou seja, mais do que dobrar. Brejo, Barbalha, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Juazeiro, Maracanaú, Sobral, Tauá e Tianguá devem ser beneficiados com a habilitação.

"Eu acredito que as pessoas no interior achavam uma coisa muito distante. O nível de consciência está mudando agora e as pessoas estão passando a acreditar", avalia. Ela diz que o trabalho da atenção primária de saúde tem sido reforçado pelos secretários municipais. "Fortalecer esse trabalho de bloqueio nas localidades em que aparecem os primeiros casos, trabalhando com o agente de saúde e de endemias", pontua.

Em transmissão ao vivo ontem, o governador Camilo Santana pediu a colaboração das prefeituras para o enfrentamento da infecção no Interior. "A maioria dos casos ainda é em Fortaleza mas já se espalha também pelo Interior. Quero fazer um alerta e um apelo a todos os prefeitos e prefeitas do Ceará. O isolamento rígido que fizemos em Fortaleza também tem o objetivo de proteger, de certa forma, o Interior. Para que essa transmissão não ocorra em uma velocidade muito forte no Interior para não sufocar o sistema de saúde público e privado do Interior", afirmou. "Peço aos prefeitos que assumam a liderança, conversem com a população, façam ações importantes na atenção básica, na investigação, buscando identificar as pessoas com sintomas", disse.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.
Para ler a matéria original, clique aqui.