sábado, 9 de maio de 2020

Luciano Cesário - Juazeiro terá hospital de campanha para tratar casos da covid-19


*Por Luciano Cesário.
Jornalista do Grupo de Comunicação O Povo, com atuação nas rádios CBN Cariri e O Povo/CBN. 

O hospital de campanha para tratar pacientes com a covid-19 em Juazeiro do Norte será erguido no ginásio poliesportivo. A unidade terá 88 leitos de enfermaria e vai atender casos de baixa complexidade. 

Segundo o secretário de saúde, Lucimilton Macedo, as obras serão iniciadas após a conclusão do procedimento licitatório. Ele acredita que a estrutura será montada num período de 10 a 15 dias e diz que a município está se preparando para o pior, fazendo referência a uma possível escalada da doença nos próximos dias. 

Inicialmente o hospital estava previsto para ser construído no centro de apoio ao romeiro. A mudança de local, segundo o secretário, foi definida em virtude da proximidade entre o ginásio Poliesportivo e o Hospital regional do Cariri, que atende casos graves da covid-19. Com isso, o tempo de transferência dos pacientes que precisarem de UTI será encurtado. 

Antes da montagem do hospital, a secretaria de saúde vai inaugurar uma unidade de retaguarda com mais 30 leitos de internação, sendo 10 deles equipados com respiradores mecânicos. A unidade está sendo preparada nas instalações da UPA do bairro Lagoa Seca. A previsão é que o equipamento comece a funcionar ainda nesta semana. 

Os novos leitos clínicos vão se somar aos 30 já existentes no hospital maternidade São Lucas. Segundo a secretaria de saúde, a capacidade de atendimento para casos de média e baixa complexidade pode ser ampliada para até 140 leitos até o fim deste mês. Caso o paciente necessite de tratamento intensivo, a referência é o hospital regional do Cariri, que dispõe de 35 leitos de UTI exclusivos para casos de covid. Até a noite de ontem, a taxa de ocupação era de 62%. 

O que esperar?

Vis-à-vis a escalada de casos da covid-19 no Ceará - que até hoje registrou mais de 15 mil- somada às previsões sombrias que apontam para um cenário de colapso nos sistemas de saúde público e privado, as autoridades da maior cidade do Cariri lutam contra o tempo para derrotar o vírus. Em Juazeiro do Norte ainda não houve uma explosão de casos da doença. Até ontem haviam sido registrados 25 contaminados, dos quais 13 já  estão recuperados. Na comparação com outra importante cidade interiorana, como Sobral, que passou dos 300 casos, a terra do Padre Cícero tem indicadores regulares. Não obstante, é preciso redobrar as atenções para a capacidade de disseminação avassaladora do vírus, razão pela qual a prefeitura se mobiliza para preparar o campo de batalha -o hospital de campanha- de uma guerra ainda a começar contra um inimigo invisível. Enquanto isso, peçamos bênçãos ao "padim" e fiquemos em casa para que a passagem desse tempo turvo não seja dramática.