segunda-feira, 11 de maio de 2020

Psicólogo Manoel Alves - Dicas que poderão ajudar na organização da rotina com as crianças em casa.


Dicas que poderão ajudar na organização da rotina com as crianças em casa.



O alerta para conseguimos reverter o cenário de pandemia do coronavírus (Covid-19) é: fiquemos em casa! Isso significa que a rotina que vinha sendo seguida pelas as famílias mudaram de forma abrupta e de forma muito inesperada, a maioria das escolas pararam suas aulas em decorrência da doença, algumas empresas liberaram office para evitar aglomerações. Com toda a família dentro de casa, é preciso muito equilíbrio com relação às emoções, para estabelecer uma rotina e estruturar sem muitas perdas sobre o que já vinham ganhando na escola. Vale salientar que a organização da rotina não é somente para a escola, em casa vai ser fundamental, ajudando a ter um manejo melhor com a ansiedade.

1. Inspire-se na rotina que já existia
Adapte o que for preciso para o mais próximo que os filhos estão acostumados. 
 “Os pais podem pensar no cronograma que a escola já tem e fazer uma readaptação.

2. Envolva as crianças nas decisões
Além de seguir o que a criança está acostumada, vale também perguntar o que gostariam de fazer naquele dia, oferecendo a criança oportunidade de escolha fazendo com que a mesma sint-se útil no ambiente familiar. Valide sempre as emoções das crianças procurando ser empáticos. 

3. A organização com as crianças é diária
Diferente dos adultos que conseguem planejar a semana inteira antes dela acontecer, com as crianças o ritmo é diferente. Sente com a criança e construa uma rotina possível com ela, tornando assim, a rotina muito mais funcional.

4. Faça intervalo entre as atividades
Assim como a noção de tempo e espaço é diferente para as crianças, a capacidade delas se manterem concentradas também. Intercale pequenas movimentações ao longo de uma mesma tarefa. Pode comer um lanche, beber água, ir no banheiro, fazer respiração profunda, fazer relaxamento, entre outras que considere importantes. 

5. Organize um dia diferente para distrair a família
Ainda que seja importante manter a criança dentro do que ela está habituada, estar dentro de casa por muitos dias também pode ser cansativo e entediante para ela. Pode ser planejando várias atividades para manter um ambiente familiar mais tranquilo. Como por exemplo: uma sessão de cinema, festa de fantasias, corrida de sacos, pinturas, yoga, atividades físicas, entre outras. É hora de usar a criatividade a favor das nossas crianças!

6. Atenção com o uso das telas
Continuem atentos ao uso de telas, mesmo num momento muito delicado como esse, os pais, cuidadores       ou responsáveis não podem abrir mão, de checar o que as crianças estão assistindo e qual o uso do tempo. Segundo as recomendações da Associação Brasileira de Pediatria o tempo deverá ser: menores de 2 anos não utilizem telas, 2 e 5 anos podem usar telas por no máximo 1 hora por dia e acima de 5 anos, 2 horas por dia. Não necessariamente você tenha que seguir, sua realidade poderá ser outra.

7. Relembre a criança sobre a escola
Com o controle da pandemia, a tendência é que as atividades da população voltem ao normal. Para que o processo de readaptação seja mais leve, é importante converse sempre sobre a instituição escolar.

OBS:
Obtenha suporte emocional e orientações específicas.
Cuide da sua Saúde Mental! Dúvidas procure um(a) Psicólogo(a).
À disposição para quaisquer esclarecimentos.
Email: Manoelpsi@hotmail.com
Instagran: Manoelpsicologo
Celular: 88 – 99934-3062

               Manoel Alves Soares
   Psicólogo Infantojuvenil e Adulto
                   CRP:11-07271