sexta-feira, 15 de maio de 2020

Rejeição a Bolsonaro cresce e chega a 43%, aponta CNT/MDA.

*Por Farias Júnior.
A postura do presidente Bolsonaro e suas ações ou a falta delas durante a pandemia, não tem agradado parte dos brasileiros. Fatos como a saída dos dois ministros mais populares (Mandetta e Moro), as seguidas participações em atos que atentam inclusive contra da democracia e posicionamento contrário e recomendações de autoridades da saúde, inclusive do seu governo podem ser a justificativa para o aumento de 12 pontos na sua rejeição junto aos brasileiros, de acordo com pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta semana. De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados consideram negativo o desempenho do presidente. Em janeiro, data da última pesquisa, a atuação de Bolsonaro era reprovada por 31%.

Também caiu, em nove pontos, o índice daqueles que consideram o seu governo regular: de 32%, em janeiro, para 21% agora. O percentual de pessoas que aprovam a gestão de Bolsonaro recuou três pontos. Passou de 35% em janeiro para 32% em maio.

Foram feitas 2.002 entrevistas por telefone, de 7 a 10 de maio de 2020. O MDA ouviu pessoas de 494 municípios, de 25 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa  diz que 67% dos brasileiros apoiam isolamento social
Levantamento  da CNT/MDA  também indica que 67,3% dos brasileiros acham que todos, independente de serem de grupo de risco, devem adotar medidas de isolamento social contra o coronavírus.

De acordo com a pesquisa é de 29,3% a porcentagem de pessoas que acreditam que as medidas de isolamento devem ser praticadas apenas por quem faz parte do grupo de risco da covid-19.

Já as pessoas que defendem que não haja nenhum tipo de isolamento social representam 2,6% dos entrevistados. Não sabem ou não responderam alcançaram 0,8% dos ouvidos.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do site Congresso em Foco. Para ler a matéria original clique aqui.