sexta-feira, 15 de maio de 2020

Sesa espera realizar três mil testes diários de Covid-19 a partir da próxima semana.


Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (15), o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, afirmou que a expectativa é de que o Estado realize, a partir da próxima semana, três mil testes diários de diagnóstico da Covid-19. A meta é chegar próximo de 100 mil testes realizados. Dados da plataforma IntegraSUS desta sexta, indicam 22.490 casos confirmados da doença no Ceará e 1.476 óbitos. 

As testagens serão distribuídas nas unidades de saúde do Estado, o que inclui Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais de campanha, postos de saúde e outras medidas ainda avaliadas pela pasta, como a coleta em drive-thru. O POVO já havia noticiado a informação no último dia 26 de abril. Na data, Cabeto deu o anúncio durante a chegada de 90 toneladas de insumos médicos destinados às unidades de saúde do Estado. Sem dar mais detalhes, informou que a coleta seria por agendamento via aplicativo que seria disponibilizado pelo Governo do Ceará.

A meta é realizar os testes em pessoas que apresentam sintomas mais leves da doença ou em pessoas que estão em contato diário com aqueles que tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19.

Os esforços, no entanto, dependem de chamadas públicas. Até esta sexta está aberta uma consulta pública para a contratação de empresas que possam atender as demandas de testagem. Dentre as empresas que possam vir a realizar a ação, está a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).



*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Opovo. Para ler a matéria original, clique aqui