terça-feira, 19 de maio de 2020

@SUPERESTUDANTES - A importância da enfermagem


A importância da enfermagem 
O mês da enfermagem nunca foi tão comentado. Os profissionais da saúde nunca estiveram tão em evidência. Mas infelizmente, em pleno século XXI a enfermagem ainda é uma classe desvalorizada, descreditada e desrespeitada.

Apesar disso os mesmos resistem, provando com estudo e determinação que é possível levar saúde de qualidade para aqueles que precisam.

Por isso, vale ressaltar que os cientistas da saúde possuem uma missão ainda mais desafiadora em tempos de pandemia, a facilidade do acesso à informação pode e deveria promover uma diferenciação em comparação a outras pandemias anteriores, no entanto o que se vê é um processo de alienação muito perigoso, que dificulta a atuação desses profissionais.

Sob essa perspectiva, diferentes contextos são abordados e nos levam à referências consagradas como por exemplo a embaixadora da enfermagem Florence Nightingale que possuía um discurso transformador e esperançoso no qual poderia ser levado em conta, no cenário que atualmente vivemos, assim dizia ela:

-Eu uso a palavra enfermagem na falta de uma melhor. Ela tem sido limitada para significar pouco mais do que a administração de medicamentos e a aplicação de emplastros. Ela deve significar o uso adequado de ar fresco, luz, calor, limpeza, tranquilidade, a seleção adequada e a administração de uma dieta - tudo à menor despesa de energia vital para o paciente.

Dessa forma, a enfermagem vai muito além do que se imagina, só que é um profissional da área sabe a significância do respeito e zelo pela profissão.
@superestudantes

O @superestudantes é um projeto idealizado pela estudante do curso Jornalismo da UFCA Victória Ellen e pela estudante Riviane Moura.