sábado, 16 de maio de 2020

UFCA entrega mais de 10 mil protetores faciais para municípios cearenses e estados vizinhos

A ação de doação de protetores faciais pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), durante a pandemia do novo coronavírus, já alcançou 10.379 mil profissionais de municípios cearenses e estados vizinhos que precisam se proteger para continuar atuando presencialmente nesse período. Conhecidas como face shields, as máscaras de proteção facial são equipamentos utilizados por pessoas que desempenham atividades expostas a aerossóis ou gotículas.


A produção e a doação dos equipamentos, iniciadas em abril, estão ocorrendo a partir da iniciativa e participação de professores e de técnicos dos cursos de Engenharia de Materiais, de Design, de Ciência da Computação e também dos Laboratórios de Calçados e Polímeros, com apoio e acompanhamento da Reitoria e do Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 (Cieco-19/UFCA).

A equipe atendeu demandas de Altaneira, Aurora, Barro, Brejo Santo, Caririaçu, Jati, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Fortaleza, Porteiras, Várzea Alegre, Icó, Missão Velha, Jaguaretama, Solonópole, Irapuan Pinheiro, Morada Nova, Iguatu, Orós, Piquet Carneiro, além de enviar máscaras também para municípios da Paraíba e do Piauí.

Nos próximos dias, serão entregues máscaras para Antonina do Norte (200), Farias Brito (30), Petrolina-PE (200), Juazeiro do Norte (100), Iguatu (130), Fortim (50) e Milhã (65). De acordo com o professor da UFCA André Wesley, um dos organizadores da ação, esses protetores faciais já estão prontos, aguardando somente a entrega aos municípios.

O professor André Wesley explicou que a doação de máscaras tem ocorrido, a partir da demanda dos municípios. “O Gabinete [da Reitoria] recebe as demandas via ofício, encaminha pra nós [equipe que atua na produção] e marca o dia da entrega”, disse. No ofício, é necessário constar a quantidade e a necessidade. A Universidade sugere contrapartida em materiais, caso o demandante tenha condições de oferecer para contribuir com a confecção de mais máscaras.


*Da redação do blog do Farias Júnior com dados da UFCA