domingo, 7 de junho de 2020

Aplicativo desenvolvido por pesquisador da UFCA permite acompanhar incidência da Covid-19 na região do Cariri.

Depois dos pesquisadores da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Juscelino Pereira Silva e Rafael Perazzo Barbosa Mota, desenvolverem o Painel de Monitoramento da Covid-19 (link para uma nova página), com dados do avanço do Coronavírus no Brasil e no mundo, agora é lançado um aplicativo – o Covid19 Cariri –, que permite acompanhar a incidência dos casos na região, pelo smartphone. 


O aplicativo, desenvolvido por Rafael Perazzo, professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCA, permite que o usuário acompanhe os números de casos confirmados (total e a taxa por cem mil habitantes), de casos em análise e de óbitos na região do Cariri. Também é possível ver a incidência por cidade, por bairro, por sexo e idade. 

Segundo Perazzo, a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu para facilitar o acesso a essas informações, de forma mais rápida: “A ideia surgiu a partir da percepção de que os celulares estão mais próximos dos usuários do que computadores convencionais, principalmente em período de isolamento social”. Para Perazzo, possibilitar a difusão desses dados é importante para manter a população informada a partir de fontes confiáveis. “É importante estar sempre bem informado com dados confiáveis e evitar a disseminação de fake news sobre a pandemia”, explicou. 

A base de dados do aplicativo é a mesma do Painel de Monitoramento e os dados são baixados do IntegraSUS (Secretaria de Saúde do Estado do Ceará) e filtrados pelas cidades que compõem a região do Cariri. O Covid19 Cariri já está disponível para o sistema Android, gratuitamente. Na segunda-feira, 8 de junho, uma versão atualizada e mais ágil estará disponível na Google Play. 

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da UFCA