quarta-feira, 3 de junho de 2020

Casos de Coronavírus aumentam em 80% no interior do Ceará, em uma semana.

A mudança no quadro da pandemia nas regiões do Ceará se acentua, com a inversão no cenário de casos confirmados. O número de diagnósticos do novo coronavírus fora de Fortaleza agora é maior do que os registros na Capital. Dos 54.683 casos contabilizados no Ceará até ontem, 2, 25.344 (46,4%) são em Fortaleza e 29.339 (53,6%) nos demais municípios cearenses. Os dados são de atualização, às 19h27min, da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Apesar de ainda ser considerado o epicentro da infecção, a Capital apresenta desaceleração no crescimento. Enquanto nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e Interior, a disseminação tem sido mais rápida. Em uma semana, o número de casos cresceu 80% no Interior.

Ontem, houve recorde no número de registros de óbitos na plataforma, com o acréscimo de 316 confirmações. Foram 4.179 novos casos a mais que o dia anterior. Segundo aviso no IntegraSUS, "testagem em massa está sendo intensificada" com realização de testes rápidos.

Sobral, distante 234,8 km da Capital, vem logo depois de Fortaleza, com 2.416 casos confirmados e 86 mortos, seguido de Caucaia (2.000 casos confirmados, 117 mortos) e Maracanaú (1.760 casos confirmados, 131 mortos).

"Comparado com outros estados do Nordeste, o Ceará tem uma boa cobertura da estratégia de saúde da família, rede pulverizada. A dificuldade maior vai ser a maior complexidade, porque a cobertura de leitos de UTI é muito baixa", avalia Marcelo Gurgel, professor de Saúde Pública e membro do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

"Se descer mais para o sul é que realmente pode ser mais complicado. São áreas mais pobres do Estado, marcada pela estiagem e com menor autonomia financeira", aponta.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.