quarta-feira, 17 de junho de 2020

Ceará - PF cumpre 37 mandados de busca, apreensão e prisão temporária em operação no estado.


A Polícia Federal e a Receita Federal deflagaram duas operações no Ceará na manhã desta quarta-feira (17). As Operações Ásia 1 e 2 investigam suposta prática de crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal, associação criminosa, falsidade ideológica e descaminho praticados por empresários, consultores e despachantes aduaneiros no Ceará. A apuração policial aponta que vários grupos empresariais participaram das ações criminosas, o que resultou na abertura de dois Inquéritos Policiais. Conforme a PF, 37 mandados de busca e apreensão e prisão temporária são cumpridos nesta manhã.

São cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Eusébio e São Gonçalo do Amarante, como parte da Operação Ásia 1. Desse total, oito são em residências das pessoas físicas investigadas. Os outros sete mandados são nos endereços das empresas. Já na Operação Ásia 2, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão temporária na Capital contra sócios-administradores das empresas importadoras. Também são cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nos endereços das pessoas jurídicas e nas residências de despachantes, incluindo em São Gonçalo do Amarante.

A PF constatou complô entre empresas importadoras com despachantes alfandegários e consultores em comércio exterior. O conluio era um esquema de subfaturamento de mercadorias que vinham em sua maioria de países asiáticos, principalmente da China. "As importações são declaradas às autoridades aduaneiras sempre em valores menores do que realmente são pagas e as diferenças de pagamento são direcionadas ao exterior por meio de doleiros, deixando de ser recolhidos milhares de reais em tributos todos os anos", diz a PF em nota.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Ceará. De acordo com a PF, as operações contam com mais de 130 policiais federais e 40 auditores fiscais. Mais informações devem ser divulgadas em coletiva de imprensa nesta manhã.



*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo. Para ler a matéria original, clique aqui