terça-feira, 9 de junho de 2020

Ceará - Região Norte está com 95,52% das UTIs de Covid-19 ocupadas

Foto ilustrativa/Google.

A macrorregião de saúde de Sobral, localizada na porção norte do Ceará, está com 95,52% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para Covid-19 ocupados. Conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), são 145 leitos de alta complexidade da rede pública na macrorregião. A maior parte da oferta se concentra em Sobral, que soma 125 unidades do tipo. No município, a taxa de ocupação nas UTIs é de 98,25%, segundo informações extraídas ontem, 8, às 21h04min, na plataforma Integrasus, da Sesa. Cerca de 65% das internações de terapia intensiva de Sobral são de pacientes de outros municípios da região Norte.


A macrorregião, que abrange 55 municípios, tem 11.231 diagnósticos laboratoriais para a infecção, o que corresponde a 17% dos casos no Estado. São ainda 400 mortes em decorrência da doença no território. Sobral registra o maior número de casos do novo coronavírus fora da Capital, com 3.099 confirmações.

Conforme Regina Carvalho, secretária da Saúde de Sobral, a aceleração de casos acontece desde a segunda quinzena de maio. "270 pessoas são testadas por dia pelo município. Com isso, aumentamos a incidência. Estamos com média de 150 novos casos e seis óbitos por dia. Estamos com 50% dos testes com resultado positivo. Percebemos um aumento dos óbitos e aumento de pacientes precisando de UTIs também", aponta.

O Hospital Regional Norte (HRN) dispõe de 104 leitos de UTI; o Hospital de Campanha Dr. Alves, 11; e a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, 10. "As UTIs estão sempre ocupadas. 60% da ocupação de UTIs do Hospital Regional Norte são de outros municípios. No Hospital de Campanha e na Santa Casa é de 70%", aponta. "Nossa maior preocupação são os leitos de UTI. Pacientes de outros municípios chegam mais graves", destaca.

Dentre as medidas de enfrentamento, ela explica que a rede de saúde municipal tem intensificado "ações da saúde da família com visitas domiciliares". "Principalmente nas famílias com idosos sintomáticos para fazer o monitoramento e evitar que se agravem. Temos nos preocupado com os distritos. Alguns com número de casos avançado. Estamos estruturando as unidades de atenção primária, ampliando o atendimento nas unidades básicas no final de semana", explica Regina.

"A gente tem recebido muitos pacientes com queixas e sintomas de Covid-19. São pacientes que chegam potencialmente graves, com dificuldade de respirar, sintomas de febre elevada", relata a enfermeira Paloma Custódio, que atua no Hospital do Coração de Sobral. Ela diz que a carga de trabalho aumentou significativamente nas unidades de saúde de Sobral e que a falta de conscientização da população na região tem preocupado. "Embora Sobral tenha medidas mais restritivas, muitas cidades próximas não estão tendo essas medidas, não têm fechado seus comércios, têm feito pouquíssimos trabalhos de orientação da população", alerta. Ela diz que tem sido "desafiador" o treinamento de profissionais para manejo de equipamentos como ventiladores mecânicos, devido a ampliação de UTIs para Covid-na região.


A Capital também tem absorvido demanda de internação em UTIs por Covid-19 da Região Norte. "Áreas como Camocim e Acaraú estão precisando da região de Fortaleza", disse afirmou Dr. Cabeto, titular da Sesa, em coletiva no último domingo, 7. Com esse cenário, a região Norte tornou-se o foco das ações de combate ao novo coronavírus no Estado. Ao contrário da Capital, que iniciou fase 1 do plano de retomada da economia ontem, 8, os municípios de Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema tiveram o lockdown renovado.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo. Para ler a matéria original, clique aqui