sexta-feira, 12 de junho de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Mocinha.


Mocinha



No dia 12 de dezembro de 2019 tive o enorme prazer de conversar com Mocinha, e foi muito boa com risos e troca de experiências de vida. Ao perguntar se ela aceitava participar da coluna História do Cotidiano no Blog do Farias, ela ficou admirada e me disse: "mulher será que eu tenho o que falar". Mas aos poucos ela foi expressando sua história de vida, e ficou muito feliz, esse dia ficou gravado em minha memória. Depois nos encontramos na Secretaria de Educação e ela sempre sorrindo e disposta ao trabalho. Sempre que nos encontrávamos ela dizia que iria me repassar os seus documentários sobre o reisado do Pontal da Serra.

Trago assim um pouco da história de vida de Mocinha publicada no Blog do Farias em 13 dezembro de 2019, com tristeza por saber que retornou para casa do Pai. Que Deus acolha mocinha nos seus braços e que conforte toda a sua família.

Mocinha era uma pessoa especial e que muito contribuiu na educação de Brejo Santo, nos aspectos da cultura e religião. Sempre disposta a ajudar os que precisam, Francisca Maria do Nascimento era conhecida como Mocinha. Assim escrevi na época:
Por se tratar da História do Cotidiano, Mocinha merece nossa homenagem por desenvolver um trabalho de liderança de comunidade e por se dedicar ao serviço de Deus e da Igreja, e revela que é muito solicitada pelas pessoas da comunidade do Pontal da Serra pra ajudá-los a resolver alguma dificuldade. Nasceu no ano de 1961 filha do casal João Paulino Pereira (in memoriam) e Francisca Maria Pereira (in memoriam). Mocinha vem de uma progênie de 10 irmãos: Paulino, Edinha, Totó, Vanda, Leoni, Adailton, Edivan e José Nilton. Sete irmãos residem em São Paulo e apenas três moram em Brejo Santo. Mocinha casou com Antônio José do Nascimento, e da união Conjugal nasceram os filhos: Erasmo, José Carlos, Edna, Roberto Aparecido e José Neto (filho do coração).
Pergunto porque a chamam de mocinha. Ela responde que como tinha uma cor morena a chamavam de Nossa Senhora Aparecida, certa vez um senhor que morava próximo pediu pra conhecê-la, e ao vê-la disse “que menina bonita, parece uma mocinha” e assim nasceu o apelido. Mocinha tem uma grande contribuição na cultura por dirigir o grupo do Reisado. Fazem mais de 50 anos que o grupo existe e desde criança que mocinha escutava falar sobre o Reisado do Pontal da Serra. Com o passar do tempo algumas pessoas foram viajando e aos poucos o grupo se dispersou. Em um determinado período Mocinha precisava fazer uma atividade cultural na Escola Afonso, lembrou então do Reisado e começou a fazer as peças, chamou um membro o qual ajudou muito e assim mocinha conseguiu e começou a ensaiar com os alunos da EJA. Depois realizou a apresentação com o Grupo, isso ocorre desde 2005, as atividades foram executadas na Escola José Cardoso, assim, os alunos que estudaram na escola saem com a beleza do Reisado.  Mocinha guarda todos os arquivos do Reisado que servirá de pesquisa posterior a esse patrimônio cultural da cidade, pois o fundador recebeu o título de Mestre do Reisado o Senhor Raimundo (in memoriam). Pretende dar continuidade para as posteriores gerações.
Mocinha já passou pela sala de aula e pela gestão escolar como Diretora Administrativa, depois 4 anos como Coordenadora Pedagógica e atualmente encontra- Diretora Administrativa novamente. Além da escola Mocinha é engajada na Igreja e nos serviços pastorais, já passou pela Pastoral da Criança, e desse trabalho ela adotou o seu quinto filho José Neto. Foi coordenadora da Capela por doze anos, ajuda ainda como leiga engajada e atualmente é Ministra da Extraordinária da Eucaristia, e diz “amo Jesus e gosto de trabalhar e servir a Jesus, e a missão de Educar é apaixonante”.
Parabéns Mocinha pelos seus trabalhos, por sua liderança, pela dedicação na Educação e sua missão na Igreja. Você compõe o cenário histórico do Pontal da Serra, como mulher, como leiga e principalmente como ser humano. Deus abençoe sua dedicação no serviço do Reino.
 
Infelizmente minhas palavras são estas: "Vai em paz, vai com Deus"