quinta-feira, 4 de junho de 2020

COLUNA DA JACQUELINE - I can not breathe.


I can not breathe

 Tempos difíceis para quem gosta de sonhar! É assim que começo a coluna de hoje.
 
Imagens que nos amedrontam. E não são poucas! Me parece que todo o desamor armazenado em mentes e corações doentios estão sendo despejados no mundo.
 
Tento de todas as formas encontrar um pouco de alivio procurando ansiosamente encontrar fatos que levem meu coração ao sentimento que o conforta e o fortalece: a esperança.
 
Eu não consigo respirar! Literalmente a sensação é de falta de ar. Não do oxigênio em si, mas a falta dos sentimentos que nos tornam humanos e não meramente  animais racionais . Racionais?
 
Checo meu whatsApp. Retorno a meu ponto de esperança. Recebo imagens de projetos belíssimos que vem sendo realizados nas nossas escolas. Vejo uma equipe de profissionais da educação engajados na luta contra a COVID 19. Ouço áudios de crianças que derramam amor pelas escolas em suas palavras cheias de saudades. Me animo.
 
Lembro da assertiva do grande mestre Ariano Suassuna: Não sou nem otimista, nem pessimista. Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas amargos. Sou um realista esperançoso. Sou uma MULHER  da esperança. 
 
E é assim mesmo que quero ser: Uma Mulher da Esperança.
O filósofo Mario Sergio Cortella defende que uma das coisas mais importantes na vida é justamente a esperança, do verbo esperançar, e não do esperar. Espero que dê certo, espero que resolva. Isso é espera, não esperança. Esperançar, que é de onde vem a palavra esperança, é ir atrás, não desistir.
 
Esperança é coisa divina. A esperança vem de Deus, assim afirmou Rubem Alves.
 
Que tal vivermos a esperança como verbo de ação. Esperançar para que a vida faça pleno sentido,  e  através de nossas ações levemos esperança para outras pessoas num esforço de paz?
 
Finalizo ouvindo a canção Juízo final entoada pela nossa  Alcione:
 
O sol há de brilhar mais uma vez
A luz há de chegar aos corações
Do mal será queimada a semente
E o amor será eterno novamente.
É o juízo final
A história do bem e do mal
Quero ter olhos pra ver
A maldade desaparecer
O amor será eterno novamente!
 
Por uma humanidade melhor!
Jacqueline  Braga