
“Já criamos 105 leitos de UTI no Hospital Regional Norte, mais dez no hospital municipal e dez na Santa Casa. Há ainda outros dez em Tianguá. Nossa meta é que até sexta-feira (26), mais 20 leitos sejam abertos em Sobral. Ao todo, serão 125 leitos de UTI só no Hospital Regional Norte”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.
O governador se reuniu na tarde desta quarta-feira (24) com o prefeito Ivo Gomes para avaliar as ações contra a pandemia no município. “Sobral chegou ao pico, se estabilizou e há uma tendência de queda. Amanhã (quinta-feira), será divulgada a primeira fase da pesquisa de soroprevalência do município. Isso será fundamental para nos auxiliar nas tomadas de decisões nesse enfrentamento”, disse Camilo Santana.
Ele também anunciou a descentralização dos exames nas duas regiões mais afetadas no interior. “Vamos iniciar a testagem do vírus com o Laboratório Central (Lacen) no próprio município. A ideia é montar um em Sobral e outro em Juazeiro do Norte para a realização dos testes RT-PCR”, afirmou. A ampliação da testagem é apontada por epidemiologistas como a maneira mais eficaz de mapear o avanço da doença e planejar ações de combate ao vírus. No Brasil, o Ceará é o estado realiza mais testes na população. Ao todo, já foram aplicados mais de 240 mil.
Em isolamento social rígido desde o início desta semana, Juazeiro do Norte receberá novos leitos de UTI. De acordo com o governador, a abertura das vagas será discutida em reunião com o prefeito da cidade, Arnon Bezerra, em reunião na próxima quinta-feira (25). “Nossa meta é que no Cariri sejam abertos dezenas de leitos. Trinta no Hospital Regional do Cariri e mais 20 em hospitais filantrópicos e privados da região”, anunciou.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará