quarta-feira, 24 de junho de 2020

Instagram anuncia recurso para competir com o TikTok.


O Instagram acaba de anunciar mais um novo recurso na plataforma. Chamado Reels, é basicamente uma extensão do teste com as Cenas, vídeos de até 15 segundos que já são gravados com cortes e edição de áudio, desde que sejam músicas disponíveis na biblioteca da própria rede social — a ideia é competir com o TikTok.


O recurso está disponível ainda em fase de testes no Brasil, onde já aparecia como Cenas, França e Alemanha, que passam a ter a opção pela primeira vez. De acordo com a plataforma, “o Reels permite que você se expresse e ao mesmo tempo crie conteúdo de entretenimento, seja testando uma dança divertida com os seus amigos ou dividindo mensagens sobre temas importantes para você com uma audiência global e diversa”.

Para criar, é só na câmera de criação de Stories e selecionar a opção Reels, que substitui as Cenas na versão mais recente do app. Com o vídeo pronto, você pode escolher entre publicar nos Stories — ou enviar para alguém por mensagem — ou no Feed, e aí vai para a aba Explorar, se o seu perfil for público, ou apenas na sua linha do tempo, se for uma conta privada.

Antes de compartilhar, você ainda escolhe uma foto de capa para o vídeo. Isso, claro, se você tiver optado pelo compartilhamento na linha do tempo e na aba Explorar, já que nos Stories vai passar normalmente, como uma publicação qualquer deste recurso.

Para assistir os Reels já disponíveis, basta ir na aba Explorar — a lupa no menu inferior do Instagram — e abrir o primeiro vídeo que aparecer. Você vai ver uma série de vídeos curtos e editados, e aí pode curtir, compartilhar e comentar. Isso, claro, se estiver no Brasil, na Alemanha ou na França. Quem mora em outros países só vai poder ver essas publicações no feed

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com Canal Tech.