sábado, 13 de junho de 2020

Médicos e médicas cearenses realizam manifestação em homenagem às vítimas da Covid-19, aos profissionais de saúde e em defesa do SUS.


Médicos e médicas cearenses, reunidos no Coletivo Rebento - Médicos em Defesa da Ética, da Ciência e do SUS, realizaram na manhã deste sábado (13), às 8h, na Praia de Iracema, nas proximidades da estátua de Iracema, e nas redes sociais ao longo de todo o dia, manifestações em homenagem às cerca de 4.500 vítimas fatais da Covid-19 no Ceará e às mais de 41 mil em todo o Brasil. Também a todos os profissionais de saúde, em repúdio à atuação do Governo Federal na crise e em defesa do Sistema Único de Saúde, da rede pública de atendimento como direito de todo cidadão e cidadã.

A manifestação presencial seguirá os protocolos de cuidado com a saúde pública, com participação de médicos que já se restabeleceram após contrair a Covid-19 no exercício da profissão. O ato público incluirá a leitura de um manifesto elaborado pelo Coletivo Rebento, chamando atenção e denunciando a crise humanitária no Brasil, com o altíssimo número de mortos e doentes, como epicentro da crise, diante de grave desigualdade social, dificuldades de infraestrutura nos bairros de periferia e municípios do Interior, crônico subfinanciamento do SUS, ações e comunicações do Governo Federal negligentes e deliberadamente contrárias ao que deveria ser feito para salvar vidas de brasileiros e brasileiras e minimizar os efeitos sociais e econômicos da pandemia. 

Um país sem ministro da Saúde, após trocas em plena crise sanitária mundial, com tentativa de esconder e dificultar acesso aos números da doença, com campanha diária do próprio governo contra o isolamento social e minimizando a pandemia como "gripezinha". Um país com dezenas de militares no Ministério da Saúde, onde deveriam estar médicos, pesquisadores, outros profissionais e gestores com expertise e experiência comprovadas para salvar vidas e evitar que o Brasil virasse motivo de vergonha e preocupação mundial.

Defesa do SUS e solidariedade aos profissionais de saúde
Os médicos e médicas do Coletivo rebento, atuantes no Ceará e responsáveis pela manifestação deste sábado, enfatizam a solidariedade com as famílias das vítimas fatais da Covid-19 e com todos os profissionais de saúde: enfermeiras, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e radiologistas, copeiras, auxiliares de transporte, médicos, recepcionistas, assistentes sociais, nutricionistas, maqueiros, profissionais de asseio e conservação, entre outros.

A defesa do SUS, a revogação do congelamento por 20 anos dos recursos para a saúde, a educação, a ciência e tecnologia, a ampliação de investimento federal e estadual na saúde, a retomada de construção de hospitais e outros equipamentos, o financiamento da pesquisa são outras bandeiras dos médicos e médicas. "Lutaremos por um SUS cada dia mais forte, público, equânime e acessível a todos os brasileiros", destacam.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com informações do Jornalista Dalton Moura da Assessoria de Imprensa do COLETIVO REBENTO - MÉDICOS E MÉDICAS EM DEFESA DA ÉTICA, DA CIÊNCIA E DO SUS