domingo, 28 de junho de 2020

URGENTE! Brejo santo tem 100% das vagas de UTI lotadas



*Por Farias Júnior
Com 965 casos notificados, 722 descartados, 200 confirmados, 43 em investigação, 149 curados e 05 óbitos, de Brejo Santo chega a um momento crítico do seu enfrentamento à pandemia do Coronavírus. O município que vem replicando, através de decretos, as orientações das autoridades estaduais e da Organização Mundial da Saúde, chega à preocupante marque de 100% de ocupação em seus leitos de UTI.
A informação foi confirmada pela própria prefeita do município que alertou para um detalhe registrado em várias municípios: "os leitos de enfermaria estão sobrando, as pessoas, na maioria com comorbidades, não querem ficar internadas, assinam termo de responsabilidade e ficam em isolamento domiciliar. Nem sempre tomam os cuidados necessários e quando retornam ao hospital já estão chegando em estado grave necessitando de leitos de UTI com respirador".

O assunto será a principal pauta do Grande Jornal da Integração Regional desta segunda, com a participação de autoridades convidadas. 

Por determinação do governador Camilo Santana, Brejo Santo, Iguatu, Crato, Barbalha e Tianguá, entrarão em isolamento rígido por pelo menos 7 dias, a partir dessa segunda-feira (29). Para tanto é necessário um rigor maior na fiscalização e isso só se dará se houver uma atuação mais enérgica por parte das autoridades policiais. Já está comprovado que a boa vontade de parte da população e ações de órgãos municipais, não são suficientes para o fiel cumprimento dos decretos. O papel dos valorosos homens da polícia militar é decisivo nesse momento.

*Da redação do Blog do Farias Júnior.