terça-feira, 7 de julho de 2020

10 dias antes dos sintomas de coronavírus, Bolsonaro visitou o cariri e esteve em aglomeração.

O presidente Jair Bolsonaro visitou o Ceará pela primeira vez em 26 de junho, para chegada das águas da transposição do rio São Francisco. Foi 11 dias antes do diagnóstico, nesta terça-feira, 7 de julho, de que ele está com Covid-19. O tempo de incubação da doença varia de 1 a 14 dias. Na média, o tempo entre a infecção e o início dos sintomas costuma ser em torno de cinco dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os sintomas do presidente teriam começado a surgir entre o nono e o décimo dia.


É impossível saber se Bolsonaro já estava doente quando visitou o Estado. A possibilidade, entretanto, existe. É possível até - porém impossível constatar - que tenha ocorrido no Ceará o contágio. Na ocasião, Bolsonaro esteve em aglomerações. E outras se formaram com curiosos, desde o aeroporto, para tentar ver o presidente.

Bolsonaro esteve em rodas com políticos cearenses. Os governadores dos estados atendidos pelo novo canal da transposição - Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco - não compareceram. Camilo não foi justamente para não estar em aglomeração.

A esperança é de que o presidente ainda não estivesse contaminado. Caso estivesse, certamente passou a doença adiante.

Confira o vídeo exclusivo do Blog do Farias Júnior, feito durante a visita do presidente Jair Bolsonaro, ao Cariri:



*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo Mais.
Para ler a matéria original, clique aqui.