sexta-feira, 17 de julho de 2020

17 de Julho - Dia Mundial do Emoji

Hoje, dia 17 de julho, é considerado o Dia Mundial do Emoji, data escolhida por ser a que aparece no emoji de calendário. 



Embora tenham sido criados no Japão durante os anos 1990, a dominação global dos emojis só começou de verdade nos anos 2000, quando as grandes empresas de tecnologia viram o potencial da invenção e começaram a trabalhar em conjunto para implementar os rostinhos em seus sistemas operacionais.

Após estabelecer os padrões internacionais dos emojis, chegou a hora de desenhar as figurinhas. Embora as empresas devam seguir algumas diretrizes básicas para tentar manter a comunicação compreensível entre sistemas diferentes, elas têm liberdade para adaptar o estilo visual dos emojis como bem entenderem.

Foi assim que a Apple decidiu por incluir o dia 17 de julho no desenho final quando criou seu emoji representativo de um calendário. Na época, a data marcava apenas o dia do lançamento do aplicativo de calendário iCal, em 2002, mas como a companhia foi uma das primeiras a investir com mais força nos emojis, ela acabou sendo seguida por alguns concorrentes.

*Da redação do Blog do Farias Júnior