sexta-feira, 31 de julho de 2020

Cariri - I Mostra Virtual Mestres da Tradição encerra nesta sexta-feira.

A I Mostra Virtual Mestres da Tradição teve início na segunda-feira (21), e segue até esta sexta-feira (31). Contando com exposição, lives temáticas e vídeos com cantos e peças populares tradicionais, é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

Na primeira semana, com a abertura da exposição “Étereos”, ilustrações e colagens criadas por artistas visuais cearenses, convidados a colaborar com a Mostra, repercutiram nas redes sociais pelo encontro de culturas e tempos, representando, em planos virtuais, as mulheres e os homens que carregam a marca ancestral da cultura de Juazeiro do Norte, do Cariri e de Nordeste.

Álisson Flor, um dos artistas convidados, conta sobre sua relação com os mestres e o que eles lhe representam “Os Mestres, para mim, são guerreiros celestes assim como os arcanjos. Eles são responsáveis por proteger o Menino Deus com a força de suas espadas de fogo. É na poesia escrita e desenhada que estetifico a mácula e as conquistas de fé do povo nordestino", além disso, ele enfatiza sobre a importância de expor seus trabalhos e conhecer os de outros artistas.  

As lives, integradas por meio do Edital Cultura em Casa, a partir dos mestres e mestras credenciadas, garantiram diálogos intergeracionais com os internautas e seguem proporcionando a disseminação de saberes, conforme os temas abordados. Até agora já foram vivenciadas temáticas como "O jogo de espadas no reisado", "Como conheci a brincadeira", "O que é ser um mestre" e "Tradição de pai para filho". 

As transmissões são feitas no instagram @culturajuazeiro, perfil em que a programação está acontecendo.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Prefeitura de Juazeiro do Norte