sexta-feira, 3 de julho de 2020

Casos de Covid-19 disparam no interior, Fortaleza pode receber grande fluxo de pacientes.

O Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste alerta, em seu 9º boletim, que a cidade de Fortaleza pode vir a sofrer com o chamado 'efeito bumerangue', decorrente do processo de interiorização dos casos de Covid-19, uma tendência verificada em maio e concretizada no mês de junho.

"Todas as capitais brasileiras podem se deparar com o cenário no qual uma verdadeira avalanche de casos graves, advindos do interior, voltariam a produzir uma sobrecarga dos seus sistemas hospitalares, ameaçando-os com um colapso em um intervalo de tempo muito curto", aponta o comitê.


Segundo o boletim, os casos confirmados da doença no interior do Nordeste estão dobrando em uma proporção que chega a ser duas vezes maior que as capitais. Na Grande Fortaleza, os casos dobram em aproximadamente 12 dias, enquanto que no interior do Ceará dobram em apenas 7.

O documento estende o alerta a todas as capitais do Nordeste, em especial àquelas onde houve relaxamento do isolamento social, como São Luís, Recife e a própria capital cearense que iniciou, no último dia 22 de junho, a fase 2 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais.

"Este Comitê continua vendo com extrema preocupação qualquer iniciativa de relaxamento social, tanto no Nordeste como no Brasil, que não se baseie nos critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", diz outro trecho do documento.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com G1.
Para ler a matéria original, clique aqui.