sexta-feira, 3 de julho de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Fraternidade Eucarística de Brejo em preparação a Festa de Padre Vigne

Fraternidade Eucarística de Brejo em preparação a Festa de Padre Vigne



Hoje meu coração alegra-se em trazer a nossa história cotidiana sobre a preparação alusiva a festa do Venerável Pierre Vigne, fundador da Congregação das Irmãs Sacramentinas, as quais estiveram presentes na nossa cidade por 35 anos. Mas o espirito missionário das Sacramentinas continua na cidade de Brejo Santo, através da Fraternidade Eucarística, grupo de leigos e leigas que seguem a mesma espiritualidade e carisma da Congregação: CRUZ e EUCARISTIA.

O grupo da Fraternidade segue as orientações da Coordenação Regional, e durante essa semana estará realizando um tríduo para celebrar os 280 anos de morte do Padre Vigne. A igreja quando celebra os santos o faz no dia de sua morte. 

Padre Vigne nasceu em uma família simples, mas abastada, na cidade de Privas França, recebeu uma boa educação e teve uma família exemplar que muito lhe ajudou na sua formação religiosa. Padre Vigne era dotado de uma vocação missionária, andava sem cansar, pregando a Palavra de Deus em vários lugares, nas aldeias, no campo em busca de ajudar aos mais necessitados, fossem espiritualmente ou materialmente, particularmente os pobres, os camponeses, aqueles que moravam nas aldeias e que tinham dificuldade de frequentar uma paróquia ou receber qualquer orientação religiosa.

Sua vida missionária foi marcada de humildade, penitência, amor ao próximo, motivo pelo qual atraiu tantas pessoas para Deus. Assim Padre Vigne passa sua vida fazendo o bem, pregando a Palavra de Deus, e trazendo no coração o amor a Jesus Eucarístico. Através do seu ardor missionário ele congrega jovens ardorosas ao serviço apostólico, e assim com sete mulheres, entre elas viúvas começam a seguir os passos de Pedre Vigne, e ele decide fundar uma congregação.

Padre Vigne ardoroso não se cansa em realizar seu trabalho apostólico. Vai até as últimas consequências. Aos 70 anos, entretanto, ele ressente os efeitos da fadiga. Durante uma missão em Rencurel nas montanhas do Vercors, acometido por um mal-estar, é obrigado a interromper sua pregação. Apesar de todos os seus esforços para celebrar ainda a Eucaristia e exortar os fiéis ao amor de Jesus, ele sente seu fim se aproximar. Exprime ainda seu imenso ardor missionário, depois se recolhe na oração. Um padre, depois duas Irmãs vindas sem demora, acompanham seus últimos momentos. No dia 8 de julho de 1740, ele vai ao encontro Daquele que ele tanto amou, adorou e serviu. Seu corpo é transportado para Boucieu onde ainda repousa na Igreja.


Padre Vigne é beatificado pelo Papa João Paulo II graças a milagre realizado em nossa cidade. Foi por intermédio de Irmã Maria do Rosário (in memoriam) que se pode registrar tão grande benção.

Ivanira Pinheiro foi acometida de um câncer no estômago, e segundo laudo médico, a doença já havia atingido o baço e parte do fígado. Ela volta da Capital, Fortaleza, onde aconteceu a cirurgia, desenganada, para sua cidade Brejo Santo a fim de morrer no meio da família. O presumível caso de cura de Ivanira Pinheiro começou no dia 12 de fevereiro de 1988 quando, no leito de morte, ela pediu para receber todos os sacramentos. A extrema unção ou unção dos enfermos lhe foi dada pelo então Padre Dermival de Anchieta Gondim que, percebendo que ela estava morrendo, mandou chamar a Irmã Maria do Rosário, da Congregação Sacramentina para lhe dar a comunhão.

A partir deste momento tudo mudaria na vida de Ivanira. Junto com a Eucaristia Irmã Maria do Rosário levou a oração do Padre Vigne. Após ministrar a Eucaristia ela pediu a família que fosse feita uma novena para que o Padre Vigne pudesse interceder junto a Deus por Ivanira.

A partir de então Ivanira começou a melhorar e no nono dia de oração a paciente já estava andando. Um mês depois ela foi a Fortaleza para fazer novos exames e os médicos ficaram surpresos, pois não havia mais sinais de câncer. “A noticia da cura se espalhou em todo o Cariri”.  Depois de concluído o Inquérito sobre a Beatificação do Padre Pierre Vigne, em 19 de abril de 2004, o Papa João Paulo II reconheceu oficialmente, através de Decreto, como milagre a cura obtida por intercessão do Padre Pierre Vigne. No dia 03 de 2004, foi realizada no Vaticano a cerimônia de Beatificação do Padre Vigne. O evento contou com a participação da miraculada Ivanira e de Irmãs da Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento.

Diante de tantas bênçãos derramadas devemos celebrar com amor e devoção este dia 08 de julho que se aproxima, viver intensamente a espiritualidade que nos acalenta, nos sustenta e nos reanima na fé. O grupo da Fraternidade Eucarística está realizando o tríduo, nesse momento de pandemia, cada uma em suas casas, mas em um horário único, através das redes sociais rezando e intensificando o amor a Jesus Eucarístico, irradiando a Cruz e a Eucaristia, testemunhando a fidelidade a Deus. 

“Bendito Sejais senhor Jesus, por Pierre Vigne que respondeu, com alegria ao vosso apelo, arrebatado por vossa face, correu pelos caminhos da fé e se deixou fascinar por Vós”.

Externo assim nossa gratidão a Deus em primeiro lugar e depois as Irmãs Sacramentinas por nos presentear com a vivência do carisma e de propagar Jesus Eucaristia, bem como aprofundar a nossa fé e testemunhar através do serviço missionário o legado do Venerável Padre Vigne.