quinta-feira, 9 de julho de 2020

COLUNA DA JACQUELINE - Fé na vida


 Fé na Vida


Como já afirmei várias vezes , a cada semana busco vivenciar e perceber  o que de positivo se apresenta neste período pesado pelo qual toda humanidade está passando.
Como educadora, meu olhar sempre está focado na educação. E é nesta área que encontro ações concretas que alimentam minha esperança.
O trabalho dos educadores de Brejo Santo é realmente fantástico. É impressionante como eles tem mostrado a capacidade de se reinventar em meio ao caos.
São muitos projetos que requer no mínimo boa vontade e muito amor: A quarentena literária, Delivery de histórias, Sementes de gentileza, Diário de bordo das emoções e sentimentos e tantos outros.
Então, insistimos na assertiva: É preciso pensar diferente, aceitar o diferente, fazer diferente e sobretudo SER DIFERENTE.
Em conversa com o amigo- irmão e companheiro de luta, professor Jucélio Santos concluímos que os cargos deixam tardiamente de ser imperativos, assumindo cada vez mais a finalidade para os quais foram criados: Serviço. É preciso fazer o possível da melhor maneira possível.
São momentos de muitos desafios. Mas hoje quero compartilhar com vocês os frutos de um projeto que já perpassou as fronteiras do nosso estado e com certeza conquistará todo o nosso Brasil:  A Quarentena Literária.
A Quarentena literária foi idealizada pelo professor e formador  da Rede  Municipal de Ensino Adriano Evangelista. O projeto inicial objetivava fomentar a leitura neste tempo de isolamento social.  Com  a contribuição da equipe de formadores da secretaria municipal de Educação e o envolvimento das escolas, o projeto avançou, encantando e descobrindo exímios leitores. Entretanto o que mais surpreendeu, foi quando o professor Adriano me procurou e disse que estava criando um novo projeto: A turma do quarentino. Uma revista em quadrinho que além de promover a leitura prazerosa promoveria uma conscientização coletiva sobre a COVID19. Achei o projeto além de criativo muito ousado. Vivenciamos tempos que nos pedem  coragem, ousadia, determinação e solidariedade. Mas como colocar em prática este projeto que requer recursos em tempos  de pandemia ? Mas como tudo que é semeado com fé frutifica, a editora CENE abraçou a causa e brevemente teremos a primeira História em Quadrinho sobre a pandemia de uma forma didática criada por um professor da nossa rede de ensino. É ou não é sensacional?
Encerro com a poesia de Gonzaguinha: Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs. Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar! Fé na vida, fé no homem, fé no que virá! Nós podemos tudo, nós podemos mais! Vamos lá fazer o que será!
Por uma humanidade melhor!
Jacqueline Braga