quinta-feira, 23 de julho de 2020

COLUNA DA JACQUELINE - Tem gente que nasce poesia.

Tem gente que nasce poesia.


A vida é fascinante. E a cada dia Deus nos mostra seus encantos, mesmo em meio ao caos.

Estes últimos meses tenho me cuidado um pouco mais. Por orientação médica estou fazendo caminhada, já que era totalmente sedentária.

Muitas vezes  ao final da tarde aproveito a pracinha próximo a minha casa para rezar o terço e caminhar.

Há dias que nos sentimos mais angustiados diante esta pandemia, e foi num destes dias que a minha esperança ESPERANÇOU!

Enquanto caminhava uma criança me acompanhou. Era um menino lindo e falante. Foi logo perguntando meu nome. Como toda professora, antes do nome perguntei onde estudava e qual série  fazia  e  se gostava da escola. E ele me respondeu, com a naturalidade que só criança tem: Estudo na escola Pedro Basilio, faço a 3ª série e gosto muito da minha escola. E eu me chamo Claúdio. E foi me falando sobre tudo: a mãe, o pai, a irmãzinha, os sonhos.  A meia hora de caminhada passou rapidinho. Me despedi do meu novo amigo com um até breve.

No outro dia, no mesmo horário, lá estava ele, pronto para caminhar. De Tênis e máscara. Assim que cheguei ele me acompanhou e novamente retomamos nossa conversa. Como fazem os bons amigos! Em um certo momento a mãe o chamou, preocupada. Ela achava que ele poderia estar me incomodando. Tranquilizei a mãe. Numa das suas falas ele disse que sonhava em viajar de avião e que nas férias iria para Roma. Olhei-o curiosa e falei : quem sabe vou com você! E ele: levo sim!

Criança é mesmo divinal!

Geralmente a noite recebo muitas experiências exitosas dos nossos gestores e professores. Eles sabem que assim alimentam o meu fazer.

Certa noite recebi um vídeo da professora Nita. Um aluno que havia  pedido para me enviar . O vídeo era uma criança contando uma linda história: O gato xadrez, mas não conseguia  visualizar o aluno. Achei incrível. Mas aquela voz não me era estranha. Pedi para professora Nita perguntar aquele aluno se ele era meu companheiro  de caminhada. Ele não sabia que eu era a Secretaria de Educação. E aí tivemos um novo encontro ! Meu amigo de caminhada é um exímio contador de histórias. Porque não dizer extraordinário!

Certamente precisamos  de palavras porque é nelas que mora a esperança.

Cláudio me fez mergulhar nas palavras de Rubem Alves: Todo conhecimento começa com o sonho. O sonho nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina, brota das profundezas do corpo, como a alegria brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa. Contem-me os seus sonhos para que sonhemos juntos.

Por uma humanidade melhor!
Jacqueline Braga