segunda-feira, 27 de julho de 2020

Confirmado o primeiro caso de gato infectado com Covid-19, no Reino Unido.

Nesta segunda-feira (27), a diretora veterinária do Reino Unido, Christine Middlemiss confirmou o primeiro caso confirmado no país do novo coronavírus coronavírus em um gato doméstico.

"Este é um evento muito raro com detecção de animais infectados, até o momento demonstrando apenas sinais clínicos leves, e se recuperando dentro de alguns dias", disse Christine.


O anúncio do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) foi feito após a confirmação através de testes laboratoriais com amostras do gato coletadas no último dia 22 em um laboratório da Agência de Saúde Animal e Vegetal (APHA), na cidade de Weybridge.

Apesar da confirmação, o governo britânico alerta que não há evidências claras que sugiram que o gato possa transmitir o vírus. "Não há evidências que sugiram que os animais transmitam diretamente o vírus aos seres humanos. Continuaremos a monitorar essa situação de perto e atualizaremos nossas orientações para os donos de animais, caso a situação mude", acrescentou a diretora.

A hipótese do governo vai justamente na direção contrária. "Todas as evidências disponíveis sugerem que o gato contraiu o coronavírus de seus proprietários que haviam testado positivo  anteriormente para Covid-19", afirmou o governo em nota. O gato e seus donos já se recuperaram da doença, e não houve transmissão para outros animais ou pessoas da casa.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com CNN.
Para ler a matéria original, clique aqui.

#coronavirus #gatacomcovid #covid #corona