quarta-feira, 1 de julho de 2020

É falsa informação que circula no Whatsapp afirmando que nuvem de gafanhotos chegou ao Ceará.

A informação que circula por meio de vídeo no Whatsapp de que nuvem de gafanhotos registrada na Argentina chegou ao Ceará é falsa. O POVO ouviu especialistas e apurou que insetos registrados nas imagens, gravadas em uma localidade da Aldeota, área nobre de Fortaleza, não correspondem a espécie identificada no fenômeno.

"Quem não acredita nos gafanhotos, olha o tanto aqui, o tanto ali na pista”, aponta um homem no vídeo, mostrando alguns desses insetos pousados em arbustos e espalhados em pequenas aglomerações pela avenida. Em tom de “brincadeira”, o responsável pela gravação utiliza imagens afirmando que nuvem registrada na Argentina estaria “chegando” ao Estado.

Os insetos registrados na gravação são, no entanto, de uma espécie nativa do Nordeste e não da registrada na Argentina, cujo nome científico é Schistocerca Cancellata. A observação foi feito ao O POVO pelo professor-adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Wagner da Silva, que é especialista em entomologia, ramo da zoologia que estuda os insetos.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.