sexta-feira, 24 de julho de 2020

No interior do Ceará, idosa internada com Covid-19 deixa UTI no dia do aniversário de 83 anos.

No mesmo dia em que comemorou 83 anos de vida, a aposentada Carmelita de Souza Silva, que estava internada com Covid-19, pôde, finalmente, deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Raimundo, em Limoeiro do Norte, interior do Ceará. A idosa, que tem Alzheimer e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que dificulta a passagem do ar pelos pulmões, estava internada desde 12 de julho.


No último dia 16, Carmelita deixou o leito de UTI sob aplausos dos profissionais de saúde. De cadeira de rodas, ela segurou um bolo de aniversário e uma plaquinha que dizia: "eu venci".

A idosa ainda precisou ficar internada em outra ala hospitalar durante alguns dias, enquanto se recuperava. Nesta quarta-feira (22), voltou para casa, em Jaguaribe, onde vive com o esposo, Antônio Nunes da Silva, de 74 anos.

Filha única do casal, a dona de casa Izabel Cristina, 35, lembra que os primeiros sintomas de Covid-19 apareceram ainda no começo do mês. “Dia 8 de julho, a gente percebeu que ela estava cansada, mas, até então, estava bem. No dia 10, ela passou mal, com falta de ar, e foi para uma UPA. Sem melhora, ela precisou ir para Limoeiro, dia 12", recorda-se.

Por ter Alzheimer, doença neurodegenerativa progressiva que causa a deterioração da memória de curto prazo, Carmelita ainda não consegue recordar e verbalizar todos os momentos passados. A filha assegura, no entanto, que a mãe está se recuperando bem e voltando a tomar as medicações, interrompidas por conta do tratamento contra o novo coronavírus. Outro fator de risco é a DPOC, que dificulta a passagem do ar pelos pulmões.

A recuperação foi motivo de emoção e alegria. “Foram lágrimas e mais lágrimas, mas graças a Deus passou. Quando ela teve alta foi uma alegria muito grande. Uma pessoa de 83 anos, com problema pulmonar, conseguir vencer, é maravilhoso. Ela está bem, em casa, e a tendência é ficar cada dia melhor. Espero que a história da minha mãe ajude outras pessoas, que vejam que vai dar tudo certo”.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com G1.
Para ler a matéria original, clique aqui.

#Ceara #curacovid #curacoronavirus #interiordoceara #idosacurada #covid #coronavirus #curacoronavirus