quinta-feira, 23 de julho de 2020

Mais Nutrição - Edital seleciona entidades do Cariri que serão beneficiadas pelo programa

Mais de 420 toneladas de alimentos foram doadas por meio do Programa Mais Nutrição para entidades que atendem crianças e adolescentes. Para ampliar esse número e a prática de generosidade e atenção alimentar, o programa começa sua expansão para o interior do Estado e abre edital para credenciar organizações da sociedade civil da Região do Cariri. O edital está aberto até 31 de julho.

“A expansão do Mais Nutrição para o Cariri vai proporcionar, inicialmente, a alimentação saudável de crianças e adolescentes de instituições do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O programa vem garantindo o desenvolvimento integral dos cearenses que mais necessitam, contribuindo para a segurança alimentar, a oferta de produtos com valor nutritivo e o combate ao desperdício de alimentos. E isso é graças à generosidade dos parceiros e o trabalho árduo da nossa equipe de profissionais. São mãos que estão unidas em prol do desenvolvimento das crianças do nosso Estado”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

A titular da SPS, Socorro França, explica que a meta é credenciar, inicialmente, 50 entidades. “Após o credenciamento, nós executamos todo um trabalho de sensibilização e responsabilidade no manuseio e consumo dos alimentos”, pontua a secretária, destacando que ao mesmo tempo que reduz o desperdício, o programa ajuda a garantir aos beneficiários uma alimentação mais saudável e diversa.

A escolha pelo Cariri ocorreu em razão do programa precisar de uma fábrica para o processamento dos alimentos e, no Cariri, isso será possível com o espaço da Ceasa, que será reformado para abrigar o banco de alimentos e a central de distribuição do Mais Nutrição e, assim, atender as entidades credenciadas no Cariri. O local receberá os alimentos doados pelos permissionários da região, além das polpas de frutas e mix para preparo de alimentos enviados pela fábrica de Maracanaú, que terá sua capacidade de produção ampliada. Essa conquista é fruto de autorização do Governo do Ceará para expandir a iniciativa com o investimento de R$ 1,5 milhão para custeio e novos equipamentos e ampliação da estrutura.

O edital se destina as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que prestam ações de assistência social para famílias com crianças na faixa etária de 0 a seis anos de idade; adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com vínculo familiar e comunitário mantidos ou com deficiência mental em situação de acolhimento institucional. As entidades interessadas podem acessar o edital no site da SPS. Os documentos devem ser enviados por email para maisnutricao@sps.ce.gov.br, até o próximo dia 31 de julho.O resultado final do credenciamento será divulgado no site da SPS.

A iniciativa tem sido fundamental na assistência às famílias em situação de vulnerabilidade do Ceará. A exemplo das vítimas de enchentes, entidades artesanais cearenses, artistas circenses, instituições que atendem pessoas em situação de rua, crianças com câncer e fissura lábio-palatal, famílias atendidas pelo Programa Mais Infância Ceará e as cerca de 15 mil crianças e adolescentes de 78 entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, contempladas pelo programa, que teve investimento inicial de mais de R$ 2 milhões.

O Mais Nutrição tem a parceria permanente da Associação dos Permissionários da Ceasa e do Grupo M. Dias Branco, além dos parceiros espontâneos da iniciativa privada, e é executado pelas secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Desenvolvimento Agrário (SDA) e Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) e Instituto Agropólos do Ceará.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará