quarta-feira, 29 de julho de 2020

Rússia afirma que terá aprovação de vacina contra coronavírus em agosto.

Até o próximo dia 10 de agosto, em duas semanas, uma vacina contra o coronavírus deve ser aprovada na Rússia, segundo fontes de Moscou, capital russa, informaram à emissora CNN. Alexandre Ginsburg, diretor do projeto da imunização, já teria injetado uma dose em si mesmo. Outros cientistas também estariam se voluntariando para o teste.

Criada pelo Instituto Gameleya, localizado em Moscou, as autoridades russas esperam produzir até 200 milhões de doses da vacina até o fim de 2020. Deste montante, 30 milhões seriam destinadas exclusivamente à Rússia, de acordo com a CNN Brasil. Dados sobre a segurança e a eficácia, porém, não foram divulgados ainda.

Kirill Dmitriev, diretor de um fundo soberano russo que financia a pesquisa da vacina, afirmou ao correspondente da CNN Internacional, Matthew Chance, que "esse é um momento Sputnik". A referência diz respeito ao lançamento do primeiro satélite no mundo, feito pela União Soviética em 1927.

"Os americanos ficaram surpresos quando ouviram os sons do Sputnik. É o mesmo com a vacina, a Rússia vai ter chegado lá primeiro", disse Dmitriev. A vacina estaria em desenvolvimento acelerado devido à situação alarmante da pandemia na Rússia, que já ultrapassou os 800 mil casos confirmados da Covid-19.

O projeto está na segunda das três fases de testes clínicos. A atual etapa deve ser concluída em 3 de agosto e a última deve ser conduzida junto com a vacinação de profissionais de saúde. "Nossos cientistas estão focados não em serem os primeiros, mas em protegerem a nossa população", pontua Kirill Dmitriev.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo. Para ler matéria original, clique aqui