segunda-feira, 10 de agosto de 2020

10 de Agosto - Dia de São Lourenço.


O Dia de São Lourenço é comemorado em 10 de agosto.



Esta data é celebrada pela Igreja Católica em homenagem ao mártir São Lourenço de Huesca, nascido em 225 e considerado um dos sete primeiros diáconos da Igreja Cristã.

Como diácono, Lourenço tinha o trabalho de cuidar dos bens da Igreja e distribuir esmolas aos pobres. No entanto, a sua tarefa não era nada fácil, pois viveu durante um período onde os cristãos eram constantemente perseguidos pelo imperador romano Valeriano.

Certa vez, após a morte do papa Sisto II por ordem do imperador, este ordenou que Lourenço entregasse toda a riqueza da igreja para ele dentro de 3 dias.

Passado esse tempo, o diácono apareceu no palácio de Valeriano com várias pessoas, pobres, viúvas, doentes, idosos, etc. O santo então disse, ao ver o semblante de desespero do monarca: "Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte".

Mesmo sob as torturas e ameaças do imperador, Lourenço nunca deixou a sua fé ser estremecida. De acordo com a história, o santo foi executado de forma cruel, preso numa grelha enquanto era lentamente "assado". Mesmo neste momento terrível, Lourenço não perdeu a calma e ainda fazia piadas com seus algozes.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Calendarr