quarta-feira, 12 de agosto de 2020

90% dos pacientes internados na UTI do Hospital São Raimundo recebem alta em até 24 horas

Motora ou respiratória, a fisioterapia é um dos fatores que contribuem com a melhora dos idosos; cerca de 70% dos pacientes com traumas ortopédicos no HSR são mulheres 

Mesmo na fase 1 da retomada da economia, a orientação é sair de casa, se necessário e sempre usando máscara. Logo, temos um cenário em que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa como forma de conter a disseminação do novo coronavírus e assim, poupar a própria saúde e dos demais.
O alerta se faz necessário, pois nesse período de pandemia onde a Região Metropolitana do Cariri (RMC) passa pelo pico de infecções e óbitos, todo o sistema de saúde e profissionais da área estão com as atenções voltadas para o controle da Covid-19. Daí, termos uso de EPIs, controle na entrada e saída de pessoas, distanciamento de poltronas nas recepções, dispositivos de álcool em gel, higienização de ambientes são algumas das medidas adotadas pelo HSR. 

Em meio a tudo que está acontecendo nos últimos cinco meses, é preciso tomar cuidado com os acidentes domésticos, principalmente mulheres idosas. Cerca de 70% dos pacientes que chegaram nesse tempo ao hospital têm mais de 60 anos e são do sexo feminino, com média de 77 anos de idade. A fisioterapia potencializa a alta do paciente não só da UTI, mas do hospital, seja motora ou respiratória. 

Justamente por isso, o coordenador de Fisioterapia do Hospital São Raimundo (HSR) do Crato, Demétrio Holanda, alerta principalmente aos integrantes da terceira idade, para que eles tenham a atenção redobrada no que diz respeito à prevenção de quedas.

Demétrio destaca algumas dicas de suma importância que podem evitar possíveis acidentes, como por exemplo, evitar pisos escorregadios e objetos pela casa. “Com essas medidas estaremos fazendo uma prevenção em relação às quedas que, em sua maioria, nos idosos, se dá de uma forma complicada, culminando muitas vezes em fraturas óssea” disse o profissional.

Ele ainda destaca que é imprescindível manter uma rotina de atividades e exercícios físicos domiciliares, principalmente nos idosos, que possuem uma fragilidade óssea e muscular. Aos motociclistas, o fisioterapeuta lembra que é muito importante se atentar para o uso do capacete, bem como do cinto de segurança para motoristas.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com Commonike.

#saoraimundo #cariri #hospital #altacoronavirus #altahospitalar