quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Brejo Santo ganha novos espaços para testagem da Covid-19.

A prefeitura de Brejo Santo, através da Secretaria de Saúde deu início na manhã desta quarta-feira,05 de agosto, a mais dois espaços para testagem, o Ginásio  Welingtão para testes rápidos e a Antiga estrutura da Central de Regulação no Centro da cidade para testes de Swab.

Há cerca de um mês a Prefeitura Municipal adquiriu 5 mil novos testes rápidos. No primeiro momento foram realizados testes em profissionais que seguem trabalhando no serviço essencial: profissionais da saúde, segurança e funcionários públicos.

A Secretária de Saúde, Glaise Feijó, destaca que por dia, no Centro de Apoio e Monitoramento ao Covid, que continua com atendimento, são realizados por dia cerca de 180 testes, entre testes rápido e Swab. Com os novos espaços, o objetivo é dobrar o número de testes, sem falar que, a descentralização do atendimento vai aproximar os serviços da população, em locais estratégicos.

“A testagem em massa, tanto com testes rápidos como Swab nos dará uma radiografia importante para tomar decisões. O grande êxito de Brejo Santo se dá pela estrutura que começa na atenção básica e apoio da gestão. Ter esses dados nos ajuda, inclusive, no planejamento estratégico para os novos passos no município”, destacou Glaise.

De acordo com a prefeita de Brejo Santo, Teresa Landim a ampliação dos testes para diagnósticos da Covid-19 é uma das medidas necessárias e eficientes entre as ações de combate ao novo coronavírus no município. “Fortalecemos a rede de serviços de saúde tanto da zona urbana quanto na zona rural. Ter acesso a profissionais da saúde é o primeiro passo para garantir um acompanhamento mais eficiente aos munícipes, por isso que ampliamos em pontos estratégicos o horário de atendimento noturno a população. Incentivar a testagem, isolar os infectados, identificar os contatos e isolar esses contatos é a nossa principal missão. Com esses dados em mãos, poderemos ser mais assertivos nas ações”, destacou a prefeita.

Quem deve fazer o teste? 
Estar apresentando sintomas há, no mínimo 10 dias ( protocolo pra teste rápido ) levar, documentos pessoais e comprovante de residência. E se possível já ter passado pelo médico do PSF e já ter sido notificado.

Brejo Santo contabiliza hoje 764 pessoas confirmadas com Covid desde março. 121 casos estão sendo investigados e 15 óbitos. 
Dos 4176 testes rápidos realizados no município, 2378 foram adquiridos pelo município.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com ASCOM.

#Blogdofariasjunior #brejosanto #cariri #testecorona #testecovid #swap