quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Ceará - Estado registra 27 mortes maternas por Covid-19.


Entre os diversos aprendizados adquiridos ao longo dos meses da pandemia de Covid-19 está a atenção necessária a gestantes e puérperas. Se inicialmente não havia alertas específicos, hoje já se sabe que elas têm maior risco de complicações da doença. No Ceará já ocorreram 27 mortes maternas, segundo nota técnica divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) no dia 3 de agosto. Atualização do IntegraSus, plataforma da Secretaria, às 17h18min desta quarta-feira, 12, detalha que 11 desses óbitos foram em gestantes e 16, em puérperas.

Essas mortes maternas ocorreram por todo o Estado. A Capital contabiliza 12 óbitos, enquanto os outros 15 ocorreram em três superintendências regionais de saúde — Sobral (4), Sertão Central (3) e Cariri (4). Ainda segundo informações da Sesa disponibilizadas ao O POVO na tarde da última terça-feira, 11, ao todo, 1.109 gestantes e 102 puérperas foram diagnosticadas com a doença no Estado.

Um boletim epidemiológico do Ministério da Saúde que considera informações até o dia 1º de agosto traz um número ainda maior em relação às gestantes. De acordo com o documento, foram 13 óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 em gestantes no Ceará. No contexto nacional, o Ministério aponta um total de 135 óbitos de gestantes pela enfermidade e que 2.256 das gestantes hospitalizadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) testaram positivo para Covid-19.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo. Para ler a matéria original, clique aqui

#Covid19  #Ceará #Cariri #BFJR