sábado, 22 de agosto de 2020

Ceará tem queda de 34% na média de ocupação em UTI.

O Ceará, que tem apresentado diminuição no número de diagnósticos diários da Covid-19, também registrou queda em relação a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, quando comparado os 20 primeiros dias de julho e agora, o estado apresentou baixa de 34,15% na média de ocupação de leitos de UTI.


A média dos 20 primeiros dias de julho foi de 595 leitos ocupados, já em agosto, com a queda, o número chegou a 391,8. Para a médica Melissa Medeiros, infectologista do Hospital São José (HSJ) e Hospital São Camilo Fortaleza, o novo cenário, se comparado ao de pico, é bastante positivo.

“Nós tivemos o momento de pico, quando a gente tinha 100% das UTIs lotadas, inclusive pacientes entubados e com ventilação mecânica nas enfermarias, e depois a gente começou a reduzir. Hoje, a gente tem um volume muito pequeno de pacientes Covid nas UTIs. Porque a medidas que diminuímos os casos, vão diminuindo os casos mais graves também ”, aponta a infectologista.
A infectologista também destaca que os pacientes internados hoje, em UTIs, são em sua grande maioria doentes crônicos, que tiveram seus atendimentos suspensos durante o pior período da pandemia.

*Da redação do Blog do Farias Júnior , com G1.
Para ler a matéria original, clique aqui.