sexta-feira, 28 de agosto de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - O cotidiano da história nos 130 anos na história de Brejo Santo.


O cotidiano da história nos 130 anos na história de Brejo Santo.

Hoje 28 de agosto trago de fato o presente da nossa história. Brejo Santo é uma cidade com. Características peculiares no que se refere aos aspectos geográficos e históricos.

Em pesquisa realizada e em andamento, encontrei o relato de que no dia 06 de maio do ano de 1890 o Vigário Antônio Germano da Silva relata em um livro de tombo da paróquia que Brejo Santo atravessou uma seca terrível. Ele convida os irmãos diocesanos a rezar pela cidade e assim escreve: “terrível calamidade que assoberba vergando a muito de nós o corpo pela framigação resistente da fome e abatendo o espírito nosso...” São relatos de dificuldades de superação. E hoje 130 anos depois encontra-se nossa cidade em desenvolvimento na área política, social, religiosa e econômica.

Vale destacar que Brejo Santo possui um comércio diversificado com lojas de grande, médio e pequeno porte: Asteca, Planetas calçados, Zenir Móveis , Macavi, Cacau Show, Magazine Luiza, Casulo, Paraiso das Ofertas entre outras. Existem as que fizeram a história e continuam como a Nova Aurora, Casa São José, Sapataria Popular, Maringá Tecidos. 

Na política nós temos mulheres que ocupam o cargo de vereadoras e homens jovens. Vale assim registrar a primeira mulher prefeita: Dra Teresa Landim. Temos como vice prefeito Bosco Sampaio que traz o legado de seu pai Juarez Sampaio. 

Temos um jovem a ocupar o cargo de Deputado Estadual Guilherme Landim que segue os passos do memorável Welington.
Na Religião temos pastores e o Padre Fernandes que veio acrescentar a história, não podemos esquecer o Monsenhor Dermival que está entre nós. Temos as rádios WL Fm ( Farias e equipe) e a Padre Pedro Fm (Tico RC, Paulo Renato e equipe), divulgando a história através de notícias.

Assim prossegue a história hoje com mulheres, homens que estão no anonimato: os feirantes, padeiros, enfermeiros, médicos, empregadas domésticas, professores, pedreiros, enfim gente da gente. 

Concluo o texto de hoje com parte de um poema de minha autoria:

Brejo Santo merece carinho
Em seus 130 de emancipação 
Seja sempre altivo em fazer
Da sua história uma participação!

Muita gente teria pra citar
Não caberia nessa poema!
“Sou parte da história”
Criemos assim nosso lema!