quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Contador alerta: “primeira fase de retomada no Cariri requer atenção de funcionários e empregadores”.

Fotografia: Shutterstock.
Especialista diz que empresários devem se atentar aos novos horários de funcionamento para a empresa e também dos funcionários, principalmente os que tinham contrato suspenso ou reduzido.

Esta semana os municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC) estão na primeira fase do plano de retomada das atividades econômicas do Governo do Estado. Com isso, os setores industriais, comerciais, de construção civil, agropecuário, de artigos do lar, venda de roupas, calçados e outros reabriram suas portas após quatro meses.


O contador, Dairton Pinheiro, recomenda aos empresários que não fizeram adoção das medidas do Selo Loja + Segura da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que faça o quanto antes “Assim, às empresas aproveitam os horários mais estendidos de atendimento presencial. Bem é imprescindível seguir as orientações dos órgãos de saúde com uso de máscara obrigatório para funcionários e clientes, manter distanciamento social e ter dispositivos de álcool em gel”, lembrou.

O sócio-diretor da Prime Contabilidade ainda recomenda aos empregado que estejam com contratos suspensos ou com redução da carga horária de trabalho, que as informações corretas e atualizadas devem ser repassadas aos respectivos órgãos pelos empregadores, para que consequentemente possam exercer a profissão legalmente e não impactar financeiramente para o trabalhador. Exemplo: o funcionário retornou ao trabalho com carga horária normal, então é preciso que o empresário informe ao seu contador a mudança é assim, possa cancelar “a suspensão ou a redução” do funcionário. Se volta a trabalhar carga horário completa, também deve receber salário proporcionalmente”.

A fase um é uma medida tomada pelo governo após os profissionais e órgãos competentes avaliarem que houve, de acordo com estudos e estimativas, estabilidade no número de pessoas infectadas na região. Com isso, os empresários dos ramos habilitados para voltarem ao trabalho, precisam estar aptos no sentido de oferecer suporte aos seus funcionários e clientes.


*Da redação do Blog do Farias Júnior, com Assessoria Commonike.

#Contador #retomadadocomercio #comercio #cariri #ceara #commonike #juazeirodonorte #crajubar