sábado, 29 de agosto de 2020

Coronavírus no Ceará - Média móvel de casos em Fortaleza cai cerca de 99% quando comparada ao período de pico.

Fortaleza já registra queda de aproximadamente 99% da média móvel de casos do novo coronavírus, a Covid-19, em comparação ao período de pico da doença na Capital- que ocorreu entre maio e abril deste ano. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 28, por meio do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e levam em consideração os índices apresentados nesta semana.


A média móvel é calculada somando o total de casos registrados da doença na semana e dividindo-o por sete, número correspondente aos dias transcorridos. No período de pico no Município, que durou aproximadamente 20 dias, esse índice sempre esteve acima de 600 casos- chegando a 907 no dia 6 de maio.

Em novo balanço, contudo, essa média foi de cinco casos. Além de apresentar um queda de quase 100% quando comparado ao período de pico, o índice também apresenta redução de 90% em relação ao registrado na segunda semana deste mês.

A média móvel de óbitos dos últimos sete dias também apresentou redução significativa ao sofrer a mesma comparação, registrando 0,7 óbito quando, no período de alta mortalidade pela doença, esse número chegou a 92- representando assim queda de 99%.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.