segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Covid-19 - Estados flexibilizam, mas adiam retomada de aulas.

Diversos estados apresentaram flexibilização de suas restrições sanitárias tomadas como forma de prevenção à disseminação da pandemia do novo coronavírus neste mês de agosto, mas a volta às aulas, anunciada em algumas unidades da Federação, foi adiada ou ainda segue em avaliação em vários locais. 

As decisões atendem a planos estaduais ou municipais que definiram a retomada gradual das atividades econômicas. A Agência Brasil vem acompanhando, quinzenalmente, a execução desses planos. No final de junho, foi publicado o primeiro levantamento, no início de julho, o segundo, na terceira semana de julho, o terceiro , e no dia 10 de agosto, o quarto.

Na Bahia foram autorizados bares, restaurantes, academias e salões de beleza, entre outras atividades. Minas Gerais avançou na reabertura de comércios ao incorporar novas atividades, como academias, ao grupo de negócios permitidos.

No Maranhão, as apresentações musicais voltaram a ocorrer, embora com limite de integrantes para as bandas. O governo do Piauí permitiu atividades de organizações associativas. Em Sergipe, o governo liberou todos os setores do comércio, com limitação a 50% da capacidade.

Ceará
O Decreto nº 33.722, de 22 de agosto, prorrogou o isolamento social no Ceará e manteve a regionalização das medidas adotadas para combater o novo coronavírus até o dia 30 de agosto.

De acordo com o decreto, Fortaleza e a região de saúde da capital se encontram na Fase 4 do Processo de Abertura Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais no Estado. Os municípios das regiões de Saúde Norte, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe estão na Fase 3 e o Sertão do Cariri na Fase 2. Não houve mudanças nas classificações desde o decreto anterior, do dia 15.

Permanecem fechados os espaços de esporte coletivo, como quadras e campos; eventos, espetáculos e passeios turísticos aquáticos; aulas presenciais em todos os níveis nas redes pública e particular.

A Fase 3 permite o funcionamento de restaurantes entre as 6h e as 16h, com 50% da capacidade e sem atrações como música ao vivo e transmissão de jogos; jogos de futebol sem torcida; aulas práticas para concluintes de cursos da área de saúde; prática esportiva individual ao ar livre; barracas de praia das 9h às 16h; e atividades religiosas com 50% da capacidade. Na Fase 2, as restrições são maiores, sendo permitidos apenas 40% da capacidade nos restaurantes e 20% nas atividades religiosas.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com Agência Brasil.
Para ler a matéria original, clique aqui.