sábado, 22 de agosto de 2020

Equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Regional lança nota sobre situação da barragem de Jati.

Na manhã deste sábado (22), o Ministério do Desenvolvimento Regional  informou em nota que equipes técnicas da Pasta estão na Barragem Jati  para avaliar a estrutura que registrou um vazamento em um dos condutos no final da tarde desta sexta-feira.


De acordo com a nota, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas, estão em deslocamento neste momento para acompanhar de perto a situação na barragem. Especialistas em segurança de barragens e em gestão de riscos também compõem a equipe da Defesa Civil Nacional enviada ao local.

Confira  a nota na íntegra:

Ministério do Desenvolvimento Regional
Assessoria de Comunicação Social
NOTA À IMPRENSA

Situação da Barragem Jati, no Eixo Norte do Projeto São Francisco

Brasília-DF, 22/8/2020 – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa que equipes técnicas da Pasta estão na Barragem Jati (CE) para avaliar a estrutura que registrou um vazamento em um dos condutos no final da tarde desta sexta-feira (20). Os trabalhos de manutenção já foram iniciados e os testes operacionais no Cinturão das Águas do Ceará (CAC) estão mantidos.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas, estão em deslocamento neste momento para acompanhar de perto a situação na barragem. Especialistas em segurança de barragens e em gestão de riscos também compõem a equipe da Defesa Civil Nacional enviada ao local.

Apesar de o vazamento ter sido contido poucas horas após a ocorrência, existia a dificuldade de avaliação técnica da estrutura, por conta da falta de iluminação naquele momento. Como a prioridade é zelar pelas vidas e garantir a segurança da população em primeiro lugar, o MDR decidiu evacuar as cerca de 2 mil pessoas, residentes no raio de 2 km da Barragem Jati, na noite de ontem e nesta madrugada.
A medida seguiu o Plano de Ação Emergencial (PAE) elaborado para a estrutura.

Com o apoio do MDR e das Defesas Civis nacional, estadual e municipal, essas famílias foram levadas para alojamentos na região ou para casas de parentes e amigos até que sejam feitas todas as avaliações técnicas das estruturas do reservatório.

Às 14h30 deste sábado (22) será concedida uma coletiva de imprensa no local para falar sobre a situação da estrutura.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do MDR