quinta-feira, 13 de agosto de 2020

No Ceará, doença rara associada à Covid-19 atingiu 41 crianças e duas morreram.

Ministério da Saúde está investigando a ocorrência de casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), que possui características semelhantes às da síndrome de Kawasaki.

Segundo o boletim epidemiológico publicado pelo ministério na semana passada, foram identificados 53 casos em crianças e adolescentes entre 1 e 16 anos no Brasil, sendo 29 no Ceará; 22 no Rio de Janeiro e dois casos no Piauí. No entanto, um levantamento feito ontem pela reportagem encontrou pelo menos 71 registros de casos suspeitos ou confirmados, incluindo relatos feitos pelas secretarias de saúde de Minas Gerais, Alagoas e Pará.

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) publicou na semana passada que até julho foram reportados 41 casos, sendo dois fatais. Os pacientes eram oriundos da Capital e de mais 12 municípios da Região Metropolitana e Interior: Fortaleza concentrou o maior número de casos (28), seguida por Caucaia (2), Aracoiaba (1), Barreira (1), Eusébio (1), Guaiuba (1), Itapajé (1), Maranguape (1), Paracuru (1), Pindoretama (1), Quixadá (1), Quixeramobim (1) e Umirim (1). Todos os pacientes foram atendidos em Fortaleza, nos hospitais Albert Sabin, Monte Klinikum e Luís de França.

"A síndrome é similar a uma doença que já existe, com a diferença que vem sempre associado ao pós-covid, ao passo que a Kawasaki é uma doença mais ou menos rara", afirma Caio Malachias, pediatra e diretor do Hospital Luís de França Hapvida.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.
Para ler a matéria original, clique aqui.

#covid #ceara #coronavirus #crianças