segunda-feira, 24 de agosto de 2020

No Ceará - Fiocruz inaugura centro de testagem para Covid-19 com capacidade para 10 mil testes diários.

Com capacidade para liberar até 10 mil resultados de testes RT-PCR por dia, a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no Ceará foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (24) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O equipamento foi instalado no Distrito de Inovação do Eusébio, na Grande Fortaleza.


Este é o tipo de teste considerado “padrão ouro” para o diagnóstico da Covid-19, porque permite identificar se o vírus ainda está ativo no organismo. No entanto, conforme levantamento exclusivo do G1 realizado junto às secretarias estaduais de Saúde, o teste RT-PCR corresponde a apenas 38% dos 11 milhões de exames feitos no Brasil.

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participou da cerimônia e explicou que a unidade deve ampliar a capacidade nacional de processamento de testes moleculares para detecção da Covid-19.

“A testagem ampara um diagnóstico quando necessário, mas ela é muito mais importante para a avaliação de estratégias de governo. Por isso, os números precisam ser altíssimos, e essa capacidade de processamento, desde captar o material até ter o resultado na ponta da linha, vem sendo construída a muitas mãos, públicas e privadas”, destacou Pazuello.

O Ceará foi o quarto estado a receber infraestrutura tecnológica do tipo, após Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. Juntas, as quatro unidades poderão processar até 1 milhão de testes por mês, segundo estimativa da Fundação. As amostras serão encaminhadas pelo Ministério da Saúde e, segundo a Fiocruz, os resultados devem ser liberados em até 48 horas.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com G1.
Para ler a matéria original, clique aqui.