sexta-feira, 21 de agosto de 2020

PF investiga desvio de recursos públicos em cidade do interior e apreende documentos na prefeitura.

Nesta sexta-feira (21), a Polícia Federal cumpriu, um mandado de busca e apreensão na sede da prefeitura do município de Baturité, no interior do Ceará. A ação tem o objetivo de coletar novas provas para acrescentar no inquérito policial que investiga o desvio de verbas federais destinadas à cidade.

De acordo com a PF, as verbas são oriundas de diversos ministérios, entre eles, Saúde e Desenvolvimento Regional, visando a construção de unidades básicas de saúde, academia e escola, totalizando mais de 15 convênios.

Em nota, a prefeitura de Baturité informou que a atual gestão municipal realizou todos os procedimentos administrativos e judiciais cabíveis, com relação as irregularidades detectadas nas gestões anteriores, e que inclusive vem fornecendo informações e documentos aos órgãos de controle, fiscalização e investigação, colaborando com todas as investigações, interpondo, inclusive, as ações judiciais para apuração da prática de improbidade administrativa contra os gestores responsáveis.

O prefeito do município, Assis Arruda (PDT), informou, por telefone, que foram solicitados durante a ação documentos de licitações do período de 2010 a 2013. "Queremos deixar claro que as investigações não têm relação com a gestão atual e a prefeitura está à disposição para colaborar com as investigações para que os casos sejam apurados", disse.

Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos documentos originais desses convênios, que serão analisados pela perícia criminal da PF.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com G1.
Para ler a matéria original, clique aqui.