
“O Estado segue investindo para beneficiar os que mais necessitam. Vamos proporcionar alimentação saudável para as crianças e adolescentes atendidas pelas instituições e reduzir o desperdício de alimentos na região”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.
“Antes de começarmos a doação dos alimentos, faremos toda a capacitação para que as instituições possam aproveitar ao máximo os alimentos. Ver quantas possibilidades os alimentos oferecem que ainda nem imaginamos é algo de grante potência, principalmente se falamos em um contexto de vulnerabilidade social”, aponta a titular da SPS, Socorro França.
Com as instituições, a SPS fará capacitação em boas práticas de alimentação e hábitos saudáveis. Nessa fase, serão dadas informações sobre transporte, armazenamento e utilização máxima dos produtos, entre outras. A expansão do programa para o Cariri vai proporcionar, inicialmente, atendimento às cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A escolha pelo Cariri ocorreu em razão da iniciativa precisar de um espaço para abrigar o banco de alimentos e a central de distribuição do Mais Nutrição.
O local receberá os alimentos doados pelos permissionários da região, além das polpas de frutas e mix para preparo de alimentos enviados pela fábrica de Maracanaú, que terá sua capacidade de produção ampliada. Essa conquista é fruto de autorização do Governo do Ceará para expandir a iniciativa com o investimento de R$ 1,5 milhão para custeio e novos equipamentos e ampliação da estrutura.
Em pouco mais de um ano de execução, a iniciativa, que integra o Mais Infância Ceará, já beneficiou 25.500 pessoas de 31 municípios com mais de 452 toneladas de alimentos “in natura”, polpas e mix de preparo de alimentos. Por meio das doações, o programa promove a segurança alimentar e nutricional de cearenses e combate o desperdício de alimentos.
A iniciativa tem sido fundamental na assistência às famílias em situação de vulnerabilidade do Ceará. A exemplo das vítimas de enchentes, entidades artesanais cearenses, artistas circenses, instituições que atendem pessoas em situação de rua, crianças com câncer e fissura lábio-palatal, famílias atendidas pelo Programa Mais Infância Ceará e as cerca de 15 mil crianças e adolescentes de 78 entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, contempladas pelo programa, que teve investimento inicial de mais de R$ 2 milhões.
O Mais Nutrição tem a parceria permanente da Associação dos Permissionários da Ceasa e do Grupo M. Dias Branco, além dos parceiros espontâneos da iniciativa privada, e é executado pelas secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Desenvolvimento Agrário (SDA) e Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) e Instituto Agropólos do Ceará.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará