quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Programa Mais Nutrição seleciona 38 entidades no Cariri.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), selecionou 38 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Cariri para serem beneficiadas pelo programa Mais Nutrição, que se expande para região. As entidades credenciadas desenvolvem ações de assistência social para famílias com crianças na faixa etária de zero a seis anos de idade; adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com vínculo familiar e comunitário mantidos ou com deficiência mental em situação de acolhimento institucional. Confira aqui as entidades selecionadas.


“O Estado segue investindo para beneficiar os que mais necessitam. Vamos proporcionar alimentação saudável para as crianças e adolescentes atendidas pelas instituições e reduzir o desperdício de alimentos na região”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

“Antes de começarmos a doação dos alimentos, faremos toda a capacitação para que as instituições possam aproveitar ao máximo os alimentos. Ver quantas possibilidades os alimentos oferecem que ainda nem imaginamos é algo de grante potência, principalmente se falamos em um contexto de vulnerabilidade social”, aponta a titular da SPS, Socorro França.

Com as instituições, a SPS fará capacitação em boas práticas de alimentação e hábitos saudáveis. Nessa fase, serão dadas informações sobre transporte, armazenamento e utilização máxima dos produtos, entre outras. A expansão do programa para o Cariri vai proporcionar, inicialmente, atendimento às cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A escolha pelo Cariri ocorreu em razão da iniciativa precisar de um espaço para abrigar o banco de alimentos e a central de distribuição do Mais Nutrição.

O local receberá os alimentos doados pelos permissionários da região, além das polpas de frutas e mix para preparo de alimentos enviados pela fábrica de Maracanaú, que terá sua capacidade de produção ampliada. Essa conquista é fruto de autorização do Governo do Ceará para expandir a iniciativa com o investimento de R$ 1,5 milhão para custeio e novos equipamentos e ampliação da estrutura.

Em pouco mais de um ano de execução, a iniciativa, que integra o Mais Infância Ceará, já beneficiou 25.500 pessoas de 31 municípios com mais de 452 toneladas de alimentos “in natura”, polpas e mix de preparo de alimentos. Por meio das doações, o programa promove a segurança alimentar e nutricional de cearenses e combate o desperdício de alimentos.

A iniciativa tem sido fundamental na assistência às famílias em situação de vulnerabilidade do Ceará. A exemplo das vítimas de enchentes, entidades artesanais cearenses, artistas circenses, instituições que atendem pessoas em situação de rua, crianças com câncer e fissura lábio-palatal, famílias atendidas pelo Programa Mais Infância Ceará e as cerca de 15 mil crianças e adolescentes de 78 entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, contempladas pelo programa, que teve investimento inicial de mais de R$ 2 milhões.

O Mais Nutrição tem a parceria permanente da Associação dos Permissionários da Ceasa e do Grupo M. Dias Branco, além dos parceiros espontâneos da iniciativa privada, e é executado pelas secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Desenvolvimento Agrário (SDA) e Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) e Instituto Agropólos do Ceará.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará