terça-feira, 25 de agosto de 2020

@SUPERESTUDANTES - Quanto mais você estuda, mais aprende e se aproxima de realizar os seus sonhos.

Quanto mais você estuda, mais aprende e se aproxima de realizar os seus sonhos.

Estudo é o ato de se investir na obtenção de conhecimentos. Que tem por consequência a tão sonhada aprovação nas provas. Mas até chegar nela há, muitas vezes, um longo caminho de renúncias, dúvidas e medos.
 
E um dos medos que mais afligem os estudantes é o de esquecer todo conteúdo estudado. Os cientistas começaram a explorar o fenômeno psicológico “curva do esquecimento” em 1885. Ainda hoje, continua sendo um fator importante a ser considerado quando se estuda. Essencialmente, ele diz que a primeira vez que você ouve uma aula ou estuda algo novo, tem a melhor chance de retenção, de até 80%, do que aprendeu apenas revendo o conteúdo novamente dentro de 24 horas. Ou seja, revisar o conteúdo é a melhor forma de prevenir o esquecimento.
 
Outro fator importante e que também faz parte do processo de aprendizado é que algumas pessoas conseguem aprender mais rápido que outras. Muitos especialistas consideram que a diferença entre quem aprende rápido e devagar é a maneira como estudam: em vez de memorizar, os alunos mais rápidos fazem conexões entre as ideias.
 
Conhecido como aprendizagem contextual, o processo é crucial e exige que cada aluno personalize seus próprios métodos de aprendizagem, fazendo conexões que relacionem as informações para começar a se encaixar e fazer sentido.
 
E além de lidar com esses aspectos da aprendizagem, atualmente vive-se uma cruel pandemia, em que o estudo em casa deve ser uma tarefa contínua, claro quando você está em equilíbrio consigo mesmo(a), pois de nada adianta estudar se você não está bem seja psíquica ou fisicamente. Porque em vez de você realmente fixar o conteúdo  podem surgir dificuldades de aprendizado e memorização.
 
O ideal é criar um cronograma de estudos que acompanhe as suas aulas no dia a dia. Ele deve ser de acordo com a sua realidade, e com foco nas disciplinas que você tem mais dificuldade. Busque resolver exercícios sempre que terminar de ler a teoria, pois você aprenderá mais facilmente. E lembre-se: quanto mais você estuda, mais aprende e se aproxima de realizar os seus sonhos.
 
O @superestudantes é um projeto criado, pela estudante de Jornalismo Victória Ellen, por Paula Madeiro estudante de  Enfermagem e pelas estudantes Edna Maria e Riviane Moura.